14 maio 2013

COMUNICADO aos MILITANTES e SIMPATIZANTES do CDS-PP

Google
COMUNICADO aos MILITANTES e SIMPATIZANTES do CDS-PP
dadas várias interpelações que recebi quero que fique claro o seguinte:
(1) sou militante do CDS-PP e não tenciono mudar de Partido;
(2) sou um Institucionalista, isto é defendo as Instituições e os seus graus de comando legitimo e legitimados por eleições em Congressos ou em plenário de militantes;
(3) fiz parte das Direcções do Dr. Manuel Monteiro. Fiz um intervalo e fui membro da Direcção do Dr. Ribeiro e Castro. Fui membro da Direcção do Dr. Paulo Portas;
... (4) a decisão da Eleição de cada um deles foi dos Militantes do CDS-PP;
(5) respeito cada um dos antigos Líderes do CDS-PP e o actual líder do CDS-PP;
(6) tenho divergências face ao caminho actual do CDS-PP de se coligar com o PSD, mas também as tive DESDE SEMPRE. Quem me conhece dos Congressos ou dos Conselhos Nacionais SEMPRE defendi que o CDS-PP tem que Governar sózinho Portugal OU fazer apenas Acordos Parlamentares. CONTINUO a ser coerente com esta posição;
(7) tenho atacado este Governo. MAS ... Distingo bem o PSD/Governo, como Partido maioritário e portanto em posição de força, do CDS-PP que está em minoria e em posição fraca; (por isso não o queria no Governo);
(8) estou á espera da Clarificação da questão dos Reformados e Pensionistas, para dar Apoio à Actual Direcção ou retirar o meu apoio;
(9) teria sido muito fácil para mim manter uma posição de apoio acrítico, bastando para isso estar calado e talvez a esta hora estivesse nalgum lugar. MAS não procuro lugares.
(10) para mim a Política é um SERVIÇO uma MISSÃO de SERVIÇO à Nação e não uma fonte de emprego!
(11) por tudo isto, e ressalvando a alínea nº (8) continuo a apoiar o meu Partido e a sua Direcção sem prejuízo de tecer Críticas Positivas ou Negativas consoante as situações concretas da Governação do meu país; Sou um Cidadão e não abdico da minha Cidadania;
(12) não sou Candidato à direcção do Partido, pois essa decisão pertence aos militantes;
(13) sem prejuízo do atrás escrito poderei apresentar, se houver militantes que a subscrevam, uma Moção que se destina a ajudar o CDS-PP a pensar nos caminhos para Portugal e nos Valores a defender para os Portugueses.
(14) Portanto, não têm fundamento algumas críticas que apontam para eu estar a "por-me em bicos dos pés" pois:
(a) não preciso de promoção social, nem profissional, nem académica, como fácilmente poderão verificar pelo meu Curriculum Vitae, cujo resumo está publicado na minha página;
(b) não ando á procura de emprego político;
Sempre ao Vosso Serviço para ajudar a pensar e a melhorar o CDS-PP e Portugal.
Espero ter sido claro.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
militante do CDS-PP

12 maio 2013

As CAUSAS da CRISE ... em BREVES palavras

AS ORIGENS da presente crise em BREVES linhas...

Os Banqueiros, em primeiro lugar como grandes causadores das Dívidas Soberanas. Mas também os anteriores 1º Ministros, a saber: Prof. Cavaco Silva, António Guterres, Durão Barroso e José Sócrates que permitiram os desmandos do sector bancário e acordaram em endividar o Estado para socorrer a banca.

NA VERDADE:
A Banca andou a "investir" em Swaps, Derivados, Futuros, Obrigações mais que duvidosas, etc., desde a década de 1980, a partir da desregulação progressiva do dito "mercado de capitais"..
Ora esses papéis que Não criam UM ÚNICO emprego estrutural perderam valor na crise de 2008. O Dr. Barroso, leia-se UE, obrigou os Estados Soberanos a RECAPITALIZAREM a banca injectando milhões de euros para "segurar" o sistema, provocando o grosso da Dívida Soberana dos Estados.

Basta lerem, em retrospectiva apenas os Títulos constantes do Financial Times de Junho ou Julho de 2008, e do ano de 2009 e da imprensa portuguesa.
Mas se quiserem, por maior facilidade, podes sempre consultar o Boletim de 2008 e 2009 do Banco de Portugal ou o Eurostat também dos mesmos anos.

para já não falar de dois interessantissimos documentários da BBC sobre o tema que passaram o mês passado (embora em horários pouco frequentados) e que desmascaram toda esta crise chamando os bois pelos nomes, passados na TVI 24 horas.

E aqui, Não estou a falar de créditos mal concedidos aos particulares com as medidas prudênciais que se impunham. Nem estou a falar dos créditos aos Estados. Estou a falar de uma descapitalização da banca provocada por MAUS "investimentos" da mesma como os fundos dos depositantes e que obrigaram os Estados a socorrer o sistema, com a premissa de que se não o fizessem isso iria prejudicar os depositantes.
O que sendo em parte, apenas em parte (por causa dos fundos de garantia) verdade esconde os Erros próprios e o desbaratar dos dinheiros alheios num cenário pretensamente liberal a que eu chamo libertinagem.

Quanto ao PIB per capita e cobertura da divida.
Ao permitir-se a comunhão de bancos comerciais com bancos de investimento; ao não se ter reconvertido a indústria, agricultura e pescas, que são os sectores que providenciam emprego mais estável e ter-se permitido á banca o não financiar estes sectores ou financiá-los a taxas que roçam a agiotagem, chegou-se a este estado de diminuição do PIB e consequente aumento percentual das percentagens de cobertura da divida.

Ao não se ter incentivado, com instrumentos de Fomento REAL (e não a mistificação de pretensas sociedades de capital de risco) o aparecimento de Novas Unidades Industriais e Agricolas proporcionando aos idelologos desses projectos meios para os levarem por diante, criando mais emprego e contribuindo para um crescimento do PIB (dimunuindo assim a percentagem da divida sobre o PIB) criou o sistema político (por não ter sabido manter a sua supremacia sobre o poder financeiro) as condições para a ganância sem limites do sistema bancário.

Penso ter sido MUITO CLARO sobre o que aconteceu e não devia ter acontecido se tivessemos ESTADISTAS em vez de políticos medianos e impreparados.

Eis a minha modesta contribuição para a compreensão deste fenómeno que agora estamos a pagar (cidadãos) sem para ele termos contribuído.

Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves