30 março 2015

a ABSTENÇÃO e os seus resultados !

CHAMADA de ATENÇÃO aos ABSTENCIONISTAS
...
FACTO: As eleições da Madeira tiveram 50,5% de Abstenção.
...
- A quem interessou isso ?...
...
- Quem se importou com isso ?
...
- Qual o reflexo disso para a vida real ?
...
RESULTADO da ABSTENÇÃO:
- o PSD Madeira teve maioria absoluta e governará na mesma.
...
- o CDS-PP com mais 1% teria tirado a maioria absoluta. Mas com a abstenção que houve não conseguiu;
...
etc...
...
Parabéns aos abstencionistas pois ajudaram a reeleger o PSD Madeira com maioria absoluta.
...
Façam o mesmo nas Eleições Legislativas e verão o resultado !!
E depois podem continuar a dizer que não têem nada a ver com o assunto e que não colaboram com o regime e outros disparates do costume.
De nada adiantará.
...
SE não querem Votar em nenhum Partido, VOTEM em BRANCO ou NULO.
Não contará para nenhum deles, mas evitará o resultado da Abstenção: Votar no mais votado.

Quem se Demite das suas Responsabilidades tem o que Não quer!
E os Abstencionistas são pessoas que se Demitiram das suas.
O resto é conversa fiada e inútil.
...
NOTA FINAL:
O que os Partidos mais temem (o meu incluído) são os votos brancos ou nulos. Sabem porquê? Porque aí não há dúvidas: As pessoas foram lá e disseram "Não acredito em nenhum dos Partidos e não quero nenhum deles".
...
E aí as consequências políticas viriam a ser Reais inevitávelmente pois não seria possível ignorar que as pessoas se deram ao trabalho de lá ir para dizerem que não querem nenhum deles.
...
Á VOSSA REFLEXÃO
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

PRECURSORES da actual União Europeia (4ªPARTE)

A base histórica - os PRECURSORES da actual União Europeia (4ªPARTE)
(FINAL do ARTIGO)
...
Finalmente o grupo dos “Federalistas”.
Dele faziam parte, entre outros, Altiero Spinelli.
Este defendia o federalismo apenas no plano das instituições, inspirando-se no modelo americano, modelo que, segundo ele, deveria ser seguido na Europa, através da construção dos denominados Estados Unidos da Europa.
...
Para esse efeito propunha que fosse elaborada uma Constituição Federal, (hoje em discussão na passada Convenção para o futuro da Europa (2002/2003) e na presente Conferência Intergovernamental de 2004), que deveria ser submetida à ratificação dos Povos e dos Estados.
...
Altiero Spinelli, (1907-1986), e os que defendiam o que ele defendia, queriam constituir uma Assembleia Constituinte Europeia.
Agradava-lhe a ideia da constituição de um exército europeu, mas na condição de o mesmo ser acompanhado da constituição de um poder federal, de que ele dependesse.
Via a federação europeia como uma forma de garantir a paz e a liberdade.
...
Publicou vários manifestos do qual se destacou o produzido e publicado em 1944, em que fazia a apologia da união federal dos europeus, (o título deste manifesto publicado em Geneve foi: “L’Union fédérale entre les peuples européens” e surgiu no seguimento de um outro publicado, pelo mesmo autor, em Bolonha - Itália em 1941, intitulado “Manifeste de Ventotene” em que defendia a tese de que progressistas seriam todos aqueles que queriam o poder europeu e reacionários seriam todos aqueles que queriam a conservação dos poderes nacionais), tendo por ocasião da Assembleia extraordinária da União Europeia dos Federalistas de 1941, em Paris, conseguido impor as suas visões sobre o federalismo.
...
Mostrou-se contra a estratégia de Monnet, que consistia numa aproximação ao federalismo por sectores, ou como ficou conhecida como a “estratégia dos pequenos passos” ou por “integração sectorial”. Para ele a construção europeia não podia esperar, era urgente.
....
Os denominados federalistas “personalistas” Denis de Rougemont (1906-1985) e Alexandre Marc, eram, por seu lado, os defensores do modelo federal completo. Para eles o problema constitucional era apenas uma parte do todo e da solução que preconizavam.
Para eles, o Federalismo era um programa de transformação geral da sociedade e dos respectivos componentes humanos.
....
Denis de Rougemont estudou em Viena de Áustria, onde conheceu Kalergi. Lançou várias publicações e conseguiu fundar o Centro Europeu de Cultura. Constituído fora do controlo dos Governos, e que teria como objectivo principal a promoção do sentimento de unidade europeia.
...
Este centro surgiu, depois de vencidas várias dificuldades, em Genéve em 15 de Fevereiro de 1949. Na 1ª conferência organizada em Dezembro do mesmo ano, Paul Henri Spaak produziu o discurso de abertura, dando assim o seu apoio político, formal, à iniciativa.
...
Em 1963 funda, em Genéve - Suíça, o Instituto Universitário de Estudos Europeus.
Alexandre Marc, de seu nome verdadeiro Aleksandr Markovitch Lipiansky, nasceu em Odessa, na Rússia, em Junho de 1904. Participou nos acontecimentos de 1917, da revolução bolchevique. Foi para Paris em 1919 onde estudou filosofia e ciências políticas.
...
O seu pensamento de base está escrito num manifesto que enviou a Rougemont, em 1931, onde declarava que não era individualista, nem colectivista, mas sim personalista.
...
Em 1946 no Congresso do movimento “La Fédération”, realizado no Luxemburgo defendeu a formação de uniões federais regionais, e em particular, a dos estados unidos da Europa.
...
Em 1951 fundou o Instituto Europeu da Universidade de Turim e em 1964 o Instituto Europeu de Altos Estudos Internacionais.
...
Finalmente, com enquadramento possível no grupo dos políticos intergovernamentalistas, Winston Churchill.
...
Foi 1º Ministro da Grã-Bretanha durante o período aceso da 2ª guerra mundial. Tornou-se notado, no processo de construção europeia do pós-guerra, entre outras coisas, por uma proposta que fez em Zurique em 19 de Setembro de 1946, em que propôs, como reacção à ameaça soviética, a criação dos Estados Unidos da Europa.
...
Para Churchill estes Estados Unidos da Europa deveriam ser alicerçados numa aliança Franco-Alemã porque, segundo ele:
a) Era necessário assegurar uma paz duradoura entre estes países, como base da estabilização necessária ao continente.
b) Porque sendo estes os países de maior potencial da Europa Ocidental Continental, caber-lhes-ia a liderança natural da região, na defesa do “mundo livre”.
Curiosamente, ou não, a proposta de Churchill deixava a Grã-Bretanha de fora desse projecto dadas as suas relações com os EUA e pelo facto de ser a cabeça da Commonwealth, que é constituída, como se sabe, por países espalhados pelo mundo, nos cinco continentes.
...
Não posso deixar de referir, também, o General Charles De Gaulle, político claramente Intergovernamentalista, chefe da resistência francesa no exílio (Londres), e dinamizador da mesma, que veio a ser eleito Presidente da República francesa.
...
A sua proposta de construção europeia ia muito no sentido de uma Europa das Nações, isto é uma Europa de configuração intergovernamental.
Defendia que os Estados Nação eram as únicas entidades legítimas da comunidade internacional, pelo que não reconhecia essa legitimidade, pelo menos no mesmo plano, às Organizações Internacionais. Para ele, de Gaulle, as Nações deveriam cooperar e concertar posições.
...
A construção europeia poderia conduzir eventualmente a uma Confederação, mas nunca a uma Federação. Defendia que a Europa deveria ser independente dos Estados Unidos e afirmar-se por si própria no sistema de Estados.
...
Na minha opinião, Kalergi e Briand destacam-se, de todas as figuras aqui descritas, pela riqueza e diversidade de caminhos e soluções apontadas, não só para a Europa – Kalergi, como para o Mundo – Aristide Briand.
...
Aristide Briand encarnou uma União da Europa fundada na normalização das relações franco-alemãs e inscrita num projecto universal de verdadeira Sociedade das Nações.
...
Kalergi é reconhecido, por várias personalidades, como o grande precursor no século XX, da ideia europeia.
Fez o percurso do federalismo em direcção à cooperação intergovernamental, ao longo da sua vida. Na sua última fase juntou-se a De Gaulle na defesa da criação de um modelo de cooperação intergovernamental, o qual viria a ficar conhecido como o modelo da Europa das Nações.
...
Começou por lançar a ideia da Pan-Europa como “l’union politique et économique de tous les Etats Européens, de la Pologne au Portugal, en une Fédération de Nations”, e funda, com Aristide Briand a União Pan Europeia que contava ainda, entre outros, com Konrad Adenauer, futuro Chanceler da República Federal da Alemanha.
...
Em 1947 Kalergi fundou a União Parlamentar Europeia (UPE), juntamente com Altiero Spinelli.
Queriam criar condições para reunir uma Assembleia Constituinte europeia que, com uma legitimidade popular, pudesse elaborar uma verdadeira Constituição para a Europa, com novas instituições e transferências de competências, a exemplo da Convenção de Filadélfia de 1784.
...
Em 1946, Kalergi desafia, por carta, os Deputados dos vários parlamentos, dos vários países, a pronunciarem- se a favor ou contra a ideia de convocar a dita Assembleia Constituinte, que efectivamente ele chega a convocar, dada a receptividade encontrada, para Gstaad em Setembro de 1947. Era a tentativa de se criar uma da Europa unida politicamente, pela via Parlamentar.
....
CONCLUSÃO
Foram estes, em suma, aqueles que são considerados os iniciadores mais importantes do processo de construção europeia do pós-guerra.
Considerei ser importante começar pela sua breve apresentação para que se entenda um pouco melhor a marcha dos acontecimentos, através dos anos, e os caminhos que o processo tem tomado.
Para se entenderem melhor as diferenças e pontos comuns entre as várias visões e modelos do “projecto” europeu.
...
A sociedade é constituída por seres humanos. Alguns, dos mais influentes, deixam a sua marca através das ideias que geram.
Outros, deixam a sua memória pelos projectos que criam e que conseguem lançar, como ideia. Ainda outros, ficam na história pelas obras que conseguiram realizar.
...
Encontramos dos três tipos neste rico grupo de personalidades.
Rico pela sua capacidade, pela diversidade de opiniões e de pontos de vista que expressaram.
...
Hoje o diálogo sobre a forma de organizar a União Europeia do Séc. XXI, continua a ser enformada pelas várias ideias e modelos dos fundadores das Comunidades Originais.
Discussão que ainda não terminou e que é acesa em muitos países, que não pode ser conotada com os tradicionais posicionamentos políticos - direita ou esquerda, antes é transversal na sociedade, mas que em Portugal está relegada ao silêncio.
Até quando?
...
Miguel Mattos Chaves
(Texto retirado do livro “Portugal e a Construção Europeia – Mitos e Realidades”, da autoria de Miguel Mattos Chaves, Ed. Sete Caminhos – Lisboa – Maio de 2005)

28 março 2015

Sinto-me Insultado por esta manobra do Governo...

PERGUNTA ....
O 1º Ministro e a Ministra das Finanças anunciavam há 1 ou 2 meses que o Deficit deste ano seria de 3,3% e a UE dizia que seria de 3,7% ou estou com o "primo alemão" ?
...
Agora vê-se que o Deficit é de 4,5% e o Governo diz que é abaixo do previsto.
......
É brincadeira, irresponsabilidade ou puramente uma atitude de desrespeito pelos Portugueses e um insulto às suas capacidades mentais ?
...
Para mim, nitidamente, estão a jogar com uma verdade:
- A Memória Política dos Portugueses;
- A Memória Política do Eleitorado Português;
é de apenas cerca de 2 meses.
Há muito que se sabe disto.
...
Responda quem souber;
Responda quem quiser;
...
Por mim sinto-me insultado por esta manobra política do Governo.
...
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
Militante e ex-dirigente nacional do CDS-PP

26 março 2015

1º Candidato a Presidente da República

HENRIQUE NETO - 1º Candidato a Presidente da República
...
Apesar de eu não ser socialista, nem de esquerda, saúdo a coragem e o acto cívico e responsável de um Homem Português que está farto do "sistema" vigente de compadrio e de aprisionamento da sociedade portuguesa.
...
Conseguiu reunir um grupo de pessoas da sociedade civil, conseguiu angariar algum dinheiro para fazer funcionar a sua candidatura cívica....
...
Ouvi-o falar no programa "Negócios da Semana" e gostei de o ouvir.
Muitas das ideias que expressou, tenho-as escrito há vários anos.
...
É um ex-empresário com trabalho comprovado na vida real.
...
Como português fico satisfeito por alguém avançar sem se preocupar com o seu partido e sem se preocupar com eventuais "licenças" dos dirigentes do mesmo.
...
A primeira impressão é boa. E melhor ainda fica quando vejo os dirigentes do PS recorrerem ao insulto ou ao aparente desprezo. Isso revela medo de perder os lugares que têm tido à custa do país sem o servirem.
...
Vou seguir atentamente o que diz e propõe, apesar de não ser do seu quadrante político.
...
É esta a minha atitude face a esta "pedrada no charco" prefigurada por esta candidatura.
...
O "sistema" tem que ser confrontado por pessoas com experiência de vida e de trabalho.
Parabéns Henrique Neto pela sua atitude.
...
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

25 março 2015

A base histórica - os PRECURSORES da actual União Europeia (3ª PARTE)
(Continuação)
...
O grupo dos “Políticos” era constituído por quatro democratas-cristãos e por um socialista.
...
Eram eles, respectivamente, Konrad Adenauer da Alemanha, Alcide de Gasperi da Itália, Robert Schuman da França, Paul Van Zeeland da Bélgica e por Paul Henri Spaak, também da Bélgica.
Konrad Adenauer (1876-1967) nasceu em Colónia no dia 5 de Janeiro de 1876, era licenciado em Direito, católico praticante, fez uma carreira política brilhante, de início no âmbito do poder local, terminando-a, mais tarde, como Chanceler da República Federal Alemã.
...
Em 1920 foi eleito Presidente do Conselho de Estado da Prússia. Durante a 2ª guerra não saiu da Alemanha o que lhe custou ser demitido de todas as funções que ocupava. Em 1948 foi eleito Presidente do Conselho Parlamentar encarregue de elaborar a Lei Fundamental da nascente República Federal Alemã. Em 1949, em resultado das eleições, o Presidente Theodor Heuss propô-lo para Chanceler.
...
Alcide de Gasperi, (1881-1954) frequentou o curso de Filosofia em Viena de Áustria e foi jornalista do “La Vocce Cattolica”, órgão oficial da diocese de Trento. Fundou em 1945 um Partido reunindo conservadores, católicos e cristãos sociais. Após a vitória aliada, de Monte Cassino, formou-se um gabinete governamental no qual De Gasperi foi Ministro Sem Pasta e posteriormente Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1945 formou o seu primeiro Governo. Em 1946 e em Junho de 1953 voltou a haver um Governo, da Itália, presidido por Alcide De Gasperi.
...
Robert Schuman (1886-1963), nasceu em Clausen, no Luxemburgo. Doutor em Direito, foi eleito deputado em Outubro de 1919 pelo bloco católico/conservador.
Em 1946 é nomeado Ministro das Finanças de França. Autor de um documento muito importante e relevante para a construção europeia do pós-guerra, inspirado por Monnet, que ficou com o seu nome: A Declaração Schuman.
...
Paul Van Zeeland (1893-1973) foi primeiro-ministro da Bélgica entre 1935 e 1937 e fundador, em 1946, da Liga Europeia de Cooperação Económica; era apologista de uma Europa das Nações de carácter intergovernamental. Apoiava a construção europeia feita pela via económica. Era muito reticente face às propostas de haver uma delegação de soberania, em matéria de política e de defesa. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica entre 1949 e 1954, num período fundamental da história europeia.
...
Paul Henri Spaak (1899-1972) nasceu em Bruxelas onde fez os seus estudos, tendo-se licenciado em 1921, em Direito, pela Universidade Livre de Bruxelas. Em 1936 foi proposto por Van Zeeland para Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1940 saiu da Bélgica para Londres, via Espanha e Portugal, onde participou nas negociações que iriam dar lugar ao tratado de fundação do Benelux, de 5 de Setembro de 1944, que apenas entrou em vigor em Janeiro de 1948, devido ao desenrolar da guerra.
Em 1945 foi o Chefe da delegação Belga à Conferência de São Francisco, na qual foi elaborada a Carta das Nações Unidas e o Estatuto do Tribunal Internacional de Justiça. Em 1946 foi eleito Presidente da 1ª Assembleia Geral da ONU. Entre 1957 e 1961 foi Secretário-geral da O.T.A.N.
...
Na 4ª Parte falarei dos federalistas e as conclusões.
...
(CONTINUA)
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

Onde estamos? Para onde Vamos ?

REFLEXÃO – 25-03-2015
O ESTADO da NAÇÃO PORTUGUESA (cidadãos portugueses)
...
Ao observar os comportamentos e atitudes de vários grupos de integrantes da Nação Portuguesa, face ao real ou possível surgimento de Novas Figuras, Novas Pessoas, Novas Organizações, que pretendam contribuir activamente para a mais que necessária renovação e mudança do Sistema Político, em Portugal, surgiu-me a vontade ...de partilhar convosco alguns pensamentos.

Vamos então por partes e analisemos alguns grupos que fazem parte da nossa sociedade e as suas atitudes e comportamentos face a este tema:

1.)- Em primeiro lugar os comportamentos e atitudes da actual classe política, agrupada e dominada pelo PSD e pelo PS:
- Se surgem pessoas com ideias diferentes;
- Se surgem pessoas com propostas que contrariam os modelos vigentes;
- Mesmo que saibam e tenham consciência de que falharam no proporcionar de bem-estar aos portugueses e falharam na afirmação de Portugal no Sistema Internacional;
Essas pessoas são logo apelidadas com vários epítetos, que se destinam a desencorajar as mesmas de voltarem a falar ou de voltarem a expor as suas propostas.
..
1.1.- Vejamos alguns dos epítetos tão em voga nos meios partidários, destinados a destruir a reputação de quem se atreva a ter ideias próprias, que contrariem minimamente o “pensamento do líder” (já agora, ... mesmo que o mesmo seja de fraca qualidade), mesmo que solidamente estudadas e estruturadas:
- É maluco;
- Não presta;
- Tem a mania que sabe;
- É um extremista;
- É um fundamentalista;
- Está contra nós;
Isto tudo nas costas das pessoas que se atreveram a dar a sua contribuição e/ou que não pertencem ao núcleo de amigos pessoais ou dos que esperam benesses do líder em funções.

1.2.- Ou no máximo da cortesia ouvirão:
- É um lunático;
- Tem boas ideias mas que não são possíveis de por em prática.
Mais uma vez, “os fiéis” espalhando estes epítetos nas costas das pessoas, tentando assim desacreditá-las bem como às suas ideias.

2.)- Em segundo lugar os comportamentos e atitudes dos “comentadores e jornalistas do regime”:
- Se surgem pessoas ou organizações novas, que tentam entrar no sistema;
- Se surgem essas pessoas com ideias claras, mas diferentes do denominado “políticamente correcto” leia-se diferentes do que o centrão dos interesses defende;
- Se aparecem novas pessoas, novas propostas, ainda que estudadas e estruturadas;
...
OU há um silêncio absoluto face a essas pessoas, isto é, não são de forma nenhuma convidadas para exprimirem as suas ideias publicamente através dos órgãos de comunicação social (sobretudo nas TV’s pública e privadas);
OU, convidam, em raros casos, porque é “chique” convidá-los (ex-líderes, etc);
OU convidam porque representam interesses económicos (sobretudo dos anunciantes) ou estão ligados a eles

2.1.)- Logo se apressam estes interventores em classificar os que se atrevem, com os seguintes epítetos:
- É um extremista;
- É um fundamentalista;
- Ninguém o/a conhece, não interessa;
O mais recente exemplo é o epiteto colado, pela classe jornalística e comentarista do regime, ao Partido da Direita Grega, que se coligou com o Syrisa, e que é constituído por pessoas que saíram da Nova Democracia de Samaris (anterior 1º Ministro) e que portanto são tudo menos extremistas ou fundamentalistas.
Mas como se aliaram a um partido de esquerda logo foram insultados pela esquerda (de má consciência) e pela direita (envergonhada pela aliança).

Isto complementado, (conforme o partido da simpatia do jornalista ou do comentador) por:

a.) Pela Esquerda, e pelos defensores do Centrão dos interesses (PSD e PS), se essas pessoas ou organizações pensam à direita:
- São perigosos neo-fascistas;
- São racistas, xenófobos (mesmo que não seja na verdade);
- São da extrema-direita e logo nocivos à democracia (mesmo que isso não seja verdade);
- São um perigo para a Europa (este argumento muito na moda agora);
- Não podem ser admitidos na legalidade do sistema democrático;
Etc….

b.) Pelos defensores do Centrão (PSD e PS), se essas pessoas ou organizações pensam à esquerda:
- São da extrema-esquerda, logo perigosos;
- E dinheiro para fazer o que dizem?
- Logo nos levariam à ruína;
Etc…
….
2.2.)- Ou no máximo da cortesia ouvirão, de um lado e do outro:
- Tem, ou têm, boas ideias mas que não são possíveis de por em prática;
- Se tivessem que governar não poderiam por em prática o que propõem;
- Não são coerentes;
- São irresponsáveis;
Etc…

A Vantagem, nestas atitudes destes actores políticos (que se afirmam como não políticos, embora façam política todos os dias, em todos os comentários que produzem) é expressarem estes epítetos às claras, de forma pública (ao contrário dos membros do núcleo de amigos ou dos que esperam benesses do líder em funções nos partidos).
Mas isto feito em nome da denominada “liberdade de imprensa” inatacável e sacrossanta mesmo que utilizada para destruir injustamente a reputação das pessoas ou organizações em causa, com total impunidade.

3.)- Em terceiro lugar os comportamentos e atitudes dos portugueses em geral:
3.1.)- Ou desistem de participar abstendo-se (votando na prática no mais votado, com a desculpa de que assim penalizaram os políticos que ficarão a saber que não se interessam, o que não corresponde minimamente à realidade);
3.2.)- Não apoiam Novos Partidos, com Novas Pessoas, com Novas Propostas pois acreditam nos dois primeiros intervenientes quando lhes dizem que “Não Há Alternativa”, o que é a mais pura das mentiras destinadas a proteger os Partidos que já existem e que nos trouxeram até aqui.
3.3.)- Ou seguem cegamente o seu “clube” sejam quais forem as propostas do mesmo;
3.4.)- Ou tendem a acreditar em tudo o que os comentadores e os “líderes” lhes vendem sem qualquer espírito de análise ao que lhes propõem;
3.5)- Ou vão lutando como podem, organizando-se ou não, contra esta situação, quer:
- OU - Mudando o seu voto, (em direcção aos Votos em Branco, Nulos, noutros Partidos, ou em Novos Partidos);
- OU - Exprimindo as suas críticas por todos os meios;
Com esperança que novos dias e melhores dias venham.
….
4.)- NOTAS FINAIS:
E chegámos a esta situação de bloqueio que me leva a pensar que este sistema político está à beira do seu fim.
Realmente não é possível mudar sem Novos Intervenientes dada a falta de qualidade dos existentes.

Não sendo eu de esquerda fez-me muita impressão a forma como tem sido tratado pelo Sistema (Dirigentes Políticos, Jornalistas, Comentadores) a recente candidatura do Dr. Henrique Neto á Presidência da República.
O seu próprio partido (o PS) “olimpicamente” disse:
- Não tenho nada a ver com isso (palavras do pretendente a 1º Ministro);

Com isto o líder do PS, disse na verdade: quero lá saber. Ele não tem hipótese nenhuma, não lhe liguem!
Registo a enorme falta de respeito dos dirigentes do PS por uma figura do seu próprio partido que se “atreveu”, como é o direito de qualquer cidadão português, a avançar para uma candidatura, com projecto próprio para Portugal.
Mesmo não indo votar nele revolta-me este tipo de atitudes.

5.)- CONCLUSÃO
Não sei quando;
Não sei como,
Não sei que regime virá a seguir;

MAS
Sei que isto não pode continuar assim;
E SEI que TODOS temos que pensar bem antes de nos demitirmos de SER cidadãos conscientes e interventores e que pensam pela sua própria cabeça;
….
São estas minhas interrogações e apreciações que agora partilho convosco para juntos podermos:
- Achar o caminho que MUDE esta situação;
- Começar a organizar algo que MUDE Portugal;
Para bem de TODOS nós, portugueses.

Criticar é fácil;
Precisamos de FAZER.

Portugal precisa de um Plano Estratégico Nacional e de Novas Ideias para singrar.
Tenho dado a minha contribuição, como sabem.
Mas sozinho .....
...
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
 

23 março 2015

os PRECURSORES da actual União Europeia (2ªPARTE)

A base histórica - os PRECURSORES da actual União Europeia (2ªPARTE)
(Continuação)
...
"Sem se conhecer a origem dos factos, certos acontecimentos ficam com uma explicação incompleta e parcial".
...
Publico hoje a 2ª PARTE de três, de forma a dar uma breve contribuição para o conhecimento geral dos precursores da "construção europeia", da história sobre o “quem foi quem” na Fundação das Comunidades Originais (CECA, CEE e CEEA), hoje União Europeia.
...
Vimos na 1ª Parte quem foram os Precursores Ideológicos: Conde Coudenhouve Kalergi e Aristide Briand.
...
Hoje veremos os membros do 2º grupo:
Das “Éminences Grises”, o mais famoso é sem dúvida, pelo menos no nosso país, Jean Monnet (1888-1979).
...
Não resisto a aprofundar um pouco esta denominação curiosa.
...
O termo, “Éminences Grises”, que em português tem o seu correspondente de “Eminência Parda”, terá sido introduzido no léxico político pelo padre Joseph Le Clerc du Tremblay (1577-1638) que foi conselheiro do Cardeal Richelieu. A sua influência oculta, das vistas do grande público, que parecia exercer sobre o Cardeal, valeu-lhe o cognome de “Éminence Grise” na Côrte francesa da altura.
...
Esta expressão atravessou os tempos dado que, qualquer que seja a época, a política permanece tanto como a arte de agir na sombra, como a capacidade de decidir às claras.
...
Uma espécie de aura misteriosa paira sobre estes personagens que exercem, na realidade, um poder, muitas vezes, superior ao atribuído às figuras públicas.
Um dos mais famosos “homens da sombra”, da construção europeia foi Jean Monnet.
...
Menos conhecido foi Joseph Retinger.
...
Eram homens com uma agenda de contactos muito preenchida e, sobretudo, de homens de acção. Homem que souberam, e sabem, (porque este tipo de figuras continua a existir) construir uma rede de contactos influente e activa, de forma a servirem os interesses que elegem em cada momento, como importantes.
...
Nascido numa família de produtores da região francesa do Cognac, Jean Monnet desde cedo começou o seu périplo pelo Mundo para vender o produto da família – o Cognac - o que lhe trouxe algumas vantagens pois proporcionou-lhe uma rede de contactos diversificada e importante, um traquejo de negociação a nível internacional, e o domínio da língua internacional dos negócios que era, e continua a ser, a inglesa.
...
Iniciou a sua carreira política em 1914 como Secretário-geral - Adjunto da Sociedade das Nações, carreira que interrompeu em 1923 para se voltar a ocupar dos negócios familiares.
...
Em 1926 lançou-se na finança internacional como presidente de um banco de investimentos americano, em França.
...
Esta função permitiu-lhe alargar os seus contactos, que lhe viriam a ser muito úteis no pós-guerra, para obter o indispensável apoio americano à construção europeia.
...
Estabeleceu, por exemplo, relações de amizade com John McCloy, (futuro Alto Comissário na Alemanha em 1945), John Foster Dulles, (futuro Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Eisenhower, na década de 1950), e outros. Entra outras iniciativas que tomou, deslocou-se a Varsóvia em 1926, com uma equipa de que fazia parte René Pleven, (futuro primeiro-ministro de França), cuja importância para o processo de construção europeia, veremos adiante.
...
Jean Monnet conseguiu influir no processo do projecto europeu de uma forma eficaz.
Fê-lo através do lançamento de algumas iniciativas, suas e do grupo que conseguiu reunir à sua volta, junto dos governantes dos diversos países sobretudo dos mais importantes como a Alemanha, França, EUA e Grã-Bretanha.
...
Foi, digamos assim, um dos “motores” que “empurrou” o processo, fazendo passar os planos e as ideias, para o concreto.
...
Joseph Retinger polaco, nasceu em Cracóvia em Abril de 1888 onde viveu até 1906 ano em que foi para Paris para tirar o seu Doutoramento em Letras.
...
Em 1911 mudou-se para Londres onde iniciou, no período da 2ª grande guerra, a sua luta pela independência da Polónia formando um governo no exílio.
...
Ao mesmo tempo que combatia pela Polónia lançou a ideia de uma Europa Federal, entre os governantes dos países do leste europeu.
...
Em Agosto de 1947, no Congresso da União Europeia Federalista realizado em Montreux, teve a ideia de reunir um grande Congresso da Europa, que viria a ter lugar em Haia e de que adiante se falará mais em detalhe.
(CONTINUA)
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

20 março 2015

REFLEXÃO / DIAGNÓSTICO
- O “Voto Útil”
– A atitude em Portugal, dos Portugueses, face ao Sistema Político
......
(1) Verifico, com muita pena, que os meus concidadãos Portugueses, preferem de forma geral adoptar as seguintes atitudes:
1.1- "Descansar" no poder político,
1.2- Preferem transferir as suas responsabilidades para o sistema político,
1.3- Preferem não actuar e preferem deixar que actuem em seu nome para não terem que participar activamente.
...
(2) Quando pretendem a Mudança, quando estão descontentes. O que fazem?
2.1- Quando querem encontrar um Novo Líder e uma Nova Equipa (o que é um facto da actualidade) não se dispõem a fazer nada, a não ser falarem muito, queixarem-se muito, dizerem muito mal de tudo e todos.
Mas isto só nos cafés, nas redes sociais, em jantares ou almoços com amigos, etc..
Mas não se dispõem a trabalhar para ajudar a levar ao poder Diferentes Pessoas, Diferentes Equipas, com Diferentes Propostas.

2.2- E mesmo que apareçam novas pessoas, com novas ideias, com novas propostas, logo se ouvem e leem várias desculpas que as pessoas dão, normalmente, e que são resumíveis nos seguintes argumentos:
...
• - "É uma pessoa muito capaz, séria, com boas ideias, … MAS não tem hipótese de lá chegar, pois as sondagens … etc…"
...
• - "Não é dum partido grande", logo não vale a pena votar nele/s, etc...
...
• - “São pouco conhecidos” querendo com isso dizer que os jornalistas (das TV, Rádio e Imprensa) não os entrevistam e daí não vale a pena votar nele/s… ou seja, as pessoas regem os seus direitos de ESCOLHA, para a escolha que os meios de comunicação fazem.
Porque é que acha que a opinião dos jornalistas, (cidadãos como você), é melhor que a sua?
...
• Outro argumento muito ouvido e lido é o de que: - “Não sou político” isto é a política é para os outros eu só voto ou eu só me abstenho. Ou seja transferem os seus Direitos de Escolha para outros… os “políticos” esquecendo os seus próprios Direitos Políticos de Escolher através do Voto quem os governará.
....
2.3- E assim, com estas atitudes, as pessoas deixam que outros …. Decidam por si.
E com estes falsos argumentos, desistem de tentarem organizar-se para levar ao Poder Novas Pessoas, Novas Equipas, Novas Ideias, Novos Projectos, que queiram MUDAR a forma de governar a sociedade, e desprezam outras formas de encarar o Serviço à Comunidade, ou seja, aos Portugueses;
...
(3) E quando, em Eleições, utilizam o seu ÚNICO Instrumento de Mudança - o Voto, o que fazem os portugueses?

3.1- A realidade tem demonstrado que os portugueses Votam no "seu clube" (partido) sem qualquer espírito crítico e sem cuidar de analisar se os ocupantes do poder delegado por eles (portugueses) actuaram bem, ou não, se governaram bem, ou não, e se são, ou não, merecedores da sua confiança em futuras eleições. Isto é, se são, ou não, merecedores de terem novamente o seu Voto, a sua Confiança.

3.2- A demonstração empírica, a Realidade dos Factos demonstrativa do que acima digo, está aliás feita, vejamos porquê:
- De há 40 anos a esta parte alternam-se no Poder PSD e PS que se apoderaram de Portugal e da sua riqueza, isto com o Voto ou a Abstenção dos portugueses, meus concidadãos.

3.3- Ou seja, as pessoas têm votado, á vez, (em termos ditos de "úteis"), num ou noutro.
Isto, muitas vezes (demasiadas) com o argumento do chamado "Voto Útil".

Ora, como está verdadeiramente demonstrado pela realidade dos factos, o “Voto Útil” só é útil para quem o Recebe e não para quem o Dá.

Ou seja, o “Voto Útil” não tem sido útil para a esmagadora maioria dos que o depositam nas urnas de voto.
Como aliás se tem visto de há 40 anos a esta parte.

3.4- Dito isto, deixo aqui uma pergunta para reflexão:
- Qual tem sido a utilidade, para Portugal, de termos um Centrão de Interesses a Governar o País, em que só mudam as Pessoas e não as Ideias, os Métodos ou os Programas ou os efeitos na População?
...
(4) Em Resultado desta actuação dos cidadãos portugueses, verificamos que•
4.1- O sistema político está bloqueado, com a cumplicidade, e por vontade, dos portugueses.
Em consequência tenho alguma dificuldade de perceber portanto porque se queixam tanto.

Quando uma pessoa se queixa é porque se sente mal com o que lhe estão a fazer.
A consequência normal é que as pessoas que se queixam queiram mudar, e fugir do que lhes provocou a queixa, digo eu.

4.2- Sabendo muito bem de tudo isto, instaurou-se na mente dos ocupantes dos lugares de cúpula dos dois partidos um sentimento de Impunidade.
Isto é, de estarem acima de tudo e de todos, o que tem dado os resultados que estão agora à vista.

4.3- Por outro lado, tudo isto tem levado a um sentimento crescente de desânimo em muitos cidadãos portugueses.
Tal facto tem levado a uma abstenção cada vez maior, dando assim um sinal de desinteresse, mas também de desresponsabilização, ou seja de não quererem saber do poder.
Ora a Abstenção favorece quem ganha, dado o Método de Hondt que é utilizado em Portugal para escrutinar os resultados das eleições.
...
(5) Daqui deriva a conclusão inevitável, embora dura e crua, de que a falta de cultura política da população portuguesa é um facto.
O que é curioso, dado que no tempo da 2ª República ou Estado Novo os oposicionistas clamavam por uma maior formação política dos portugueses.
Depois de assentes no novo Poder “democrático” é o que se vê:
- Desinformação constante, contra-informação, deturpação da História, etc...
Tudo aceite de forma voluntária pela maioria da população.
….
(6) Bom, mas vejamos algumas Consequências desta situação:
6.1- Com esta actuação dos portugueses, o poder tem feito o que quer, desembocando no actual "Neo-Liberalismo Repressivo" (no dizer do Prof. Adriano Moreira) que está a empobrecer os Portugueses em geral.

A brutal carga de Impostos sobre quem trabalha e sobre os Reformados e Pensionistas, tirou-lhes dinheiro que lhes faz falta para a sua vida particular.

6.2- Esse dinheiro (de cada um dos Portugueses) desta brutal carga de impostos (que se tem vindo a agravar desde há vários anos a esta parte) tem servido para “engordar” os cofres do Estado, e têm sido aplicados em rotundas, pavilhões gimnodesportivos em aldeias de 600 pessoas, fontanários, auto-estradas a esmo, fundações que só servem os seus donos e os “boys”, empresas municipais para os “boys”, PPP’s, rendas da EDP e outras, na contratação de Assessores para tudo e para nada, etc…etc…

6.3- Com esta postura dos meus concidadãos, os detentores do Poder fingem preocupar-se com a abstenção, mas na realidade têm seguido em frente.
Os eleitos pelos abstencionistas e pelos votantes, continuam sem emenda;

NOTA FINAL:
Os meus queridos compatriotas e concidadãos têm-se esquecido que a Política DEVE SER uma MISSÃO de SERVIÇO a Portugal e aos Portugueses.

E por isso, têm que saber escolher quem SIRVA Portugal e não SE SIRVA de Portugal.

E parecem esquecer que os Cargos Políticos têm que SER TEMPORÁRIOS, para que não se adquiram Vícios de Poder e os consequentes eventuais abusos do seu exercício, que acabam por prejudicar Portugal e os Portugueses.

CONCLUSÃO:
Com esta atitude, os Portugueses, Não dão a Oportunidade e a Força necessária para que apareçam cidadãos diferentes, com experiência de vida prática e provas dadas, que sejam capazes de desenhar e implementar uma mudança de postura no exercício da Governação local, ou nacional.
...
Até quando?
Portugal merece melhor?
Não acha?

À Vossa Consideração e Reflexão
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

Pai

Meu Pai, ao Centro na fotografia, no desempenho das suas funções de Governador Civil do Distrito de Portalegre na década de 1952/1962.

Dele aprendi que as Altas Funções de Estado são:
1) - Temporárias
2) - de SERVIÇO à Comunidade.

Grande exemplo de Vida que muita falta faz nos nossos dias em Portugal, País e Cidadãos que SERVIU sem NUNCA se ter servido.
Um exemplo....
 

Que Deus o tenha em bom descanso meu Pai, pois bem merece.

19 março 2015

os PRECURSORES da UE

A base histórica -
"Sem se conhecer a origem dos factos, certos acontecimentos ficam com uma explicação incompleta e parcial".
...
Ao iniciar as funções de Vice- Presidente da Comissão Europeia da Sociedade de Geografia, para as quais fui convidado pelo seu Presidente Sr. Embaixador João Rosa Lã, quero modestamente contribuir para um maior conhecimento das matérias europeias junto dos portugueses, por todos os meios ao meu alcance, na linha do que já vinha fazendo embora agora com mais responsabilidade.
...
Porque tudo em política é obra de Homens, neste documento que publicarei em 3 partes, pretendo dar uma breve contribuição para o conhecimento geral dos precursores da "construção europeia", da história sobre o “quem foi quem” na Fundação das Comunidades Originais (CECA, CEE e CEEA), hoje União Europeia.
,,,
“...A recriação da unidade europeia constituíra sempre, ao longo dos séculos, um anseio comum a homens fora do comum: alguns como Carlos Magno, Napoleão ou Hitler, tentaram-na pela força das armas; mas o desfecho das suas aventuras sangrentas comprovou que a Europa só se uniria pela força das vontades livres”, como bem escreveu o Prof. Mota de Campos.
...
E é realmente esta a grande diferença qualitativa face a outras tentativas de unir a Europa. Tentar unir pela vontade das pessoas, livremente expressa, e não pelas armas.
...
O desejo de união, na minha opinião, foi mais sentido devido à crise instalada na Europa do pós-guerra, dado que o cenário então existente, era práticamente comum a todos os países. E o quadro geral era de crise económica, política, social e crise nos sistemas de defesa.
...
Em muitos europeus havia o sentimento, e o desejo, de que havia que reconstruir a Europa em moldes diferentes.
Dentre estes, destacaram-se alguns que foram os mais influentes no processo do pós-guerra e que importa aqui recordar.
...
Agrupando, alguns destes personagens, que comummente são hoje reconhecidos como os motores da construção europeia, temos o seguinte quadro:
- os Precursores
- as Eminências Pardas
- Os Políticos
- os Federalistas - estes divididos entre Hamiltonianos e Personalistas
...
Da primeira categoria, - os Precursores, - faziam parte, além de outros, Richard de Coudenhouve Kalergi e Aristide Briand.
Quem eram estes Homens e o que defenderam é o que se pretende agora relatar:
...
O Conde de Kalergi, nascido em 1859, austro-húngaro, considerado por muitos, e muito justamente, como o precursor por excelência da ideia da construção europeia moderna, foi educado pelos jesuítas, doutorou-se em filosofia pela Universidade de Viena de Áustria e foi um distinto diplomata de carreira.
Refira-se, a título de exemplo, que Kalergi e Briand já falavam na ideia da integração económica e monetária no período entre as duas guerras mundiais.
...
Fundou em 1924 a União Pan-Europeia, com sede em Viena de Áustria. Kalergi defendia o princípio de uma união europeia baseada no princípio da igualdade entre Estados, independentemente da sua dimensão. Visão que ainda nos nossos dias é defendida por uma corrente importante, da opinião europeia.
---
Lançou, em 1927, em Viena, numa conferência a que estavam presentes Briand, Schuman e Adenauer a ideia de construção de uma União Económica e Aduaneira, que poderia mais tarde evoluir para uma União Política. Os presentes aderiram à ideia.
...
Propunha, como modelo organizativo deste projecto, a construção de um sistema parlamentar bicamaral, assente numa Câmara dos Povos, que seria constituída por um deputado eleito por cada milhão de habitantes, e numa Câmara dos Estados, formada por um representante de cada Estado nomeado pelo respectivo Governo.
...
No que se refere a Estados membros, esta União não incluiria nem o Reino Unido por ser, segundo Kalergi, o centro de um Império extraeuropeu, nem a Rússia, por ser um Império euro-asiático.
...
Propunha três etapas para a construção europeia:
- a primeira passaria pela convocação de uma grande Conferência Pan-Europeia encarregada de examinar as questões do tribunal de arbitragem, da garantia internacional, do desarmamento, das minorias, das comunicações, dos problemas aduaneiros, da dívida internacional, da cultura.
---
- A segunda etapa seria destinada à conclusão de um tratado de arbitragem, e garantia mútua, entre todos os países europeus.
...
- A terceira etapa consistiria na criação de uma união aduaneira, pan-europeia, que faria da Europa um território económico homogéneo.
Como adiante veremos, algumas destas medidas foram mais tarde concretizadas, embora com conteúdos um pouco diversos da versão de Kalergi.
Este, no início da sua vida, adoptou uma visão Confederal; bateu-se no pós-guerra, por uma construção de cooperação intergovernamental.
.......
Outro dos “Precursores” foi Aristide Briand, francês, natural de Nantes, nascido a 26 de Março de 1862. Foi jornalista, homem político e advogado. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1926 pela sua luta a favor da Paz mundial. Iniciou a sua vida política em 1902, ano em que obteve o seu primeiro mandato como Deputado. Foi por vinte e cinco vezes ministro e por onze vezes chefe do governo francês, entre 1906 e 1932.
...
Ficou célebre na política internacional por ter dado o nome, (em parceria com Frank Kellog, Secretário de Estado Americano), ao primeiro pacto internacional que colocava a guerra “fora da lei“: o Pacto Briand-Kellog, como ficou conhecido, que foi assinado em 27 de Agosto de 1928, em Paris, no Quai-D’Orsay.
...
Em 1928 lançou um projecto de união europeia, na Assembleia da Sociedade das Nações; união baseada num “laço federal”.
No seu discurso Aristide Briand dizia que «...evidement, l’association agira sourtout dans le domaine économique: c’est la question la plus pressante». E mais adiante « ...mais je suis sûr qu’au point de vue politique, au point de vue social, le lien fédéral, sans toucher à la souveraineté d’aucune des nations .... peut être bienfaisant».
...
Neste discurso de Briand perante a Assembleia da Sociedade das Nações apareceram, pela primeira vez as expressões “comunidade europeia“, “mercado comum” e a concepção das que seriam as quatro liberdades, que neste discurso foram só três, por não ter referido os serviços.
...
Assim, a sua concepção ia no sentido de uma união, com um laço federal, em matérias como a economia e a política, mas sem que este significasse perda ou alienação da soberania dos Estados.
---
(Fim da 1ª PARTE)
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

17 março 2015

a DECADÊNCIA da Civilização Ocidental... Reflexão!

REFLEXÃO que partilho
a DECADÊNCIA da Civilização OCIDENTAL

Já o disse em várias Conferências que proferi, a última das quais na Universidade Lusófona do Porto, no passado dia 13 de Março, e partilho agora convosco, não querendo ser exaustivo no tratamento desta matéria:
- A Razão Fundamental da decadência da Civilização Ocidental é a perda de VALORES e de REFERÊNCIAS, da mesma....

Não é a Economia.

Isto vem sendo provocado pelo surgimento da TEORIA da RELATIVIDADE, cujo postulado extremo afirma que Tudo é Relativo. (a Honra, a Palavra dada, a Educação, o Respeito pelos outros, etc).
..
Surgiu também, a TEORIA MATERIALISTA (em que o Material tem preponderância sobre o espiritual e sobre todas as outras facetas do Ser Humano – isto é que do SER, PARECER e TER, esta última é a mais importante para o alcançar da “felicidade”).

(A)- Ora os Valores da Sociedade Ocidental fundaram-se, e consolidaram-se, ao longo de Séculos por de cima de:
- A Naturalidade da Vida, que o Ser Humano desde o tempo das cavernas sabe e pratica.

Ou seja:

A1.)- O Ser Humano sabe, desde sempre, que para sobreviver precisa do seu Tempo Material, ou seja, abrigo, vestuário, alimentação;
-Precisa igualmente do seu Tempo Psicológico, ou seja, possuir e receber os sentimentos de ligação e pertença ao seu Núcleo de Base: A Família, (carinho, ternura, amizade, espírito de entreajuda, etc…) precisa, e tem, sentimentos de pertença a uma comunidade (Tribo, Nação) para poder ser um elemento equilibrado e feliz.
-Sabe também que, não tendo explicação para o “milagre da vida” e do Universo, busca no Transcendental (Deus) a sua Explicação e Referência de forma a se sentir seguro e estável, ou seja o seu Tempo Espiritual.

A2.)- Depois, há mais de 2.000 anos, a Civilização Humana, com especial incidência no Próximo e Médio Oriente e no denominado Mundo Ocidental, recebeu de Moisés o instrumento e a chave de uma vida em sociedade: As Tábuas dos Dez Mandamentos.

E nestes Dez Mandamentos, o Ser Humano se reconheceu e por isso os adoptou como contendo o essencial para traçar os principais Comportamentos, Referências e Valores que deveriam conduzir a vida em Sociedade. (aconselho a re/leitura dos mesmos)

Isto muito antes de haver Igrejas, Estados-Nação, Poderes Políticos (na forma como os conhecemos hoje), etc… etc…

E eles, os Dez Mandamentos, passaram assim a ser os Valores de Referência do denominado Mundo Ocidental.
Note-se que há sempre quem queira desvirtuar os mesmos. Sempre assim foi e sempre assim será. Mas isso não caracteriza uma sociedade humana.
O Ser Humano, por mera intuição sabe, sempre soube, que se fizer mal ao seu semelhante, ou o desrespeitar nos seus direitos, tarde ou cedo tem represálias.
E também por se saber deste facto, as Sociedades progressivamente transferiram este direito de represália para órgãos denominados de várias formas através dos tempos, e que hoje conhecemos por Tribunais.

De tal forma assim foi que, (sobretudo a partir do Nascimento de Jesus Cristo e dos Seus Ensinamentos que vieram completar os já anteriormente veiculados pelos Dez Mandamentos), a Sociedade Ocidental com vários graus de aplicação, os foi progressivamente adoptando, transcrevendo-os para Normas Positivas do Direito.

Isto é, passaram a ser Normas de Conduta, com força Jurídica, de cumprimento obrigatório e geral, inscritas nos vários Códigos de Direito, de várias civilizações que nos antecederam e cujo código genético foi sendo transmitido de geração em geração.
(Note-se, também aqui, que por este facto nunca deixou de haver quem não os cumprisse).
Mas isso não lhes retira o seu VALOR intrínseco. É o Natural Livre Arbítrio dado ao Ser Humano, enquanto tal, o que lhe permite fazer o bem ou fazer o mal.
Só que o Bem e o Mal, a partir das Tábuas de Moisés, ficou mais claro e mais organizado na mente dos seres Humanos.

Assim, de uma fase Natural passou-se para uma fase de Estruturação.
De uma fase de vida em Família e em Tribo a Humanidade evoluiu para uma vida em Comunidades mais alargadas que era preciso estruturar.
A Sociedade organizou-se e percebeu que determinados Valores, Referências e Comportamentos, ao passarem da fase da transmissão apenas oral e tradicional, para passarem a constituir-se como REGRAS de convivência em Sociedade, eram bons por respeitarem o Tempo Material, o Tempo Psicológico e o Tempo Espiritual do Ser Humano Real.

Progressivamente desde o Séc XIX estes Valores perenes da Humanidade e estas Referências foram progressivamente sendo contestados, por razões e autores que neste lugar seria fastidioso enumerar.
…...
o Binómio: DIREITOS e DEVERES que por ser natural, é inseparável e indivisível, começou a ser relativizado.
A Dissolução dos Costumes entrou na esfera do Relativo;
Os Valores foram sendo esvaziados e mesmo ridicularizados;
As Referências foram sendo tentativamente desacreditadas;
E pelos ensinamentos da História, sempre que assim aconteceu (Império Romano é o melhor exemplo) as Civilizações entraram em DECLÍNIO sendo submersas por Guerras, Fomes ou Pestes que dizimaram milhões de pessoas.
......
Ora o Código Genético de uma Sociedade ou o Código Genético de um Ser Humano, provem de gerações e gerações. Não é "fabricável" por uma geração de "iluminados" que por terem feito descobertas técnico-científicas, no seu tempo relativo, as classificam como absolutamente certas, mas que mais tarde se vem a verificar serem ou parcial ou absolutamente erradas.
….
E tudo o que acima escrevi, e que não são mais do que reflexões simples e breves, parece ter sido esquecido.

Daí a dissolução dos costumes a que assistimos.
Daí a desorientação geral face aos Valores Perenes e Civilizacionais da Sociedade Humana Ocidental;
Daí a quase ausência de Referências sólidas que façam o Ser Humano sentir-se seguro nas suas várias dimensões.

Roubos, “Lapsos”, Insultos, Faltas de Respeito, só Direitos, negação de Deus, etc… passaram a ser aceites com benevolência e não poucas vezes, como arte, engenho e mesmo sinal de superioridade intelectual.

Abortos provocados, “mães de aluguer”, sodomia, penas de morte, eutanásia, passaram a ser considerados como naturais e passivos da escolha de cada um, em nome de uma pretensa liberdade individual, sem respeito pelos outros e pelos alvos das respectivas acções.

De um ponto se têm esquecido os arautos desta dissolução:
- Estes comportamentos, estes anti-valores, da naturalidade, da essência do Ser Humano, trazem consigo a reação (mais tarde ou mais cedo) dos que, ao longo dos séculos, mantêm o código genético da sociedade humana.
...
E como a violência dos que se sentem violados na sua consciência, nos seus valores, comportamentos e referências é também um factor natural e intrínseco ao Ser Humano, normalmente estas fases de dissolução desaguam em conflitos violentos que repõem a normalidade e a naturalidade das coisas.
..
E os exemplos estão todos descritos na História da Humanidade.

Desculpem o tempo que lhes tomei, mas já agora creio que vale a pena pensarem nisto.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
 

12 março 2015

11 de MARÇO de 1975 - a "INVENTONA COMUNISTA"

RECORDEMOS os FACTOS:
O "herói" Comandante do COPCON, nomeado pelo seus "camaradas" do MFA, tinha procedido a Prisões sem Mandato Judicial nem nenhuma Acusação Formada.
...
O PCP fez correr o "boato", segundo uns, que havia uma "Lista" de pessoas a fuzilar.
Segundo outros, a "Lista" existia de facto.
...
Seja como for, as Forças Armadas leais ao General Spínola (auto-arvorado libertador recuperando num livro as ideias de 1962, do Prof. Oliveira Salazar de criar uma Federação de Estados com a ex-Províncias Ultramarinas) reagiram e atacaram o QG dos leais ao COPCON e MFA - o Ralis - o quartel onde os recrutas Juravam de punho erguido e não sobre a Bandeira Nacional, cumprir, não os seus Deveres para com Portugal mas sim a sua lealdade para com o MFA (leia-se nessa altura braço armado do PCP, embora o teatro montado fosse destinado a fazer crer aos Portugueses que era à Pátria que se dirigiam).
...
Em resultado do amadorismo e incapacidade absoluta Política do Gen. Spínola, e seus homens, este "ataque" (se aquilo é um ataque militar então é melhor escolherem outra profissão) fracassou e deu o Alibi perfeito ao PCP para tomar à descarada o Poder (em nome do Povo claro - foi sempre assim nos Regimes Comunistas) e proceder de forma a destruir o que restava do país económico:
- Decretou a nacionalização (sem pagar aos donos - o que é roubo) da banca, dos seguros.
...
Em consequência, dado a banca ser a cabeça de muitos grupos e empresas industriais e comerciais, isso arrastou a nacionalização (leia-se roubo) de empresas pequenas, médias e grandes, destruindo milhares de empresas e arrastando a Economia de Portugal para o caos absoluto.
...
Procedeu também, à ocupação (nacionalização com outro nome, ou seja - roubo) de Herdades, com vista a uma pretensa "Reforma Agrária" que destruiu o sector agrícola existente, durante anos.
...
Ou seja, o país entrou numa situação de aparente Manicómio em Auto-Gestão.
...
E digo aparente, pois o PCP tinha tudo organizado para comandar efectivamente o que lhe interessava, ao serviço de Moscovo, da URSS, "O Sol da Terra" no dizer dos seus membros.
...
E o que lhe interessava era o que conseguiu efectivamente:
- Entregar as Províncias Ultramarinas à esfera de Poder da URSS Comunista.
...
E, com a ingenuidade, ou idiotice activa, de todas as formas com a cumplicidade activa de muitas figuras (que se arvoravam em grandes democratas e grandes ideólogos do bem-estar - viu-se) entregou Angola ao MPLA, Moçambique à Frelimo, a Guiné ao PAIGC, etc..etc... filiais do PCUS (Partido Comunista da União Soviética), provocando a fuga de cerca de 800.000 pessoas (brancas, negras e mestiças, portuguesas de coração), a destruição das suas vidas, e perda dos seus bens, para além de provocarem a morte de mais de 100.000 pessoas - velhos, crianças, mulheres, para além de homens (entre Abril de 74 e Novembro de 75) nas várias, então, Províncias Ultramarinas.
...
Cumprido o seu Dever para com a URSS, o PCP, deixou-se derrotar no 11 de Novembro de 75, mais do que foi derrotado.
MAS ... o mal irreparável estava feito e Portugal pagou durante anos a fio estes desmandos e crimes cometidos em nome do Povo (mas na realidade contra ele e os seus interesses).
...
A Ingenuidade, ou a Idiotice, pagam-se e afastam-se.
Mas a Economia Portuguesa nunca recuperou do facto de se terem destruído Grupos Industriais que empregavam milhares de pessoas, nunca recuperou de se ter destruído a Industria de Reparação Naval, etc...etc...
...
É esta data que se comemorou no dia 11 de Março de MÁ MEMÓRIA para Portugal e para os Portugueses de Boa Fé e Patriotas.
...
Parabéns ao Partido Comunista que ficou considerado com "essencial" à Democracia..
...
Para MEMÓRIA,.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
Cidadão Português

CONVITE - esta 6ª feira dia 13 de Março - 14h30m - PORTO

CONVITE - esta 6ª feira dia 13 de Março - 14h30m
UNIVERSIDADE LUSÓFONA do PORTO
...
Convido os meus Amigos e Leitores para as
Jornadas de REFLEXÃO SOBRE "CONTESTAÇÕES, REBELIÕES E TERRORISMOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS" ...
...
em que irei falar sobre
"As Novas Ameaças - o Terrorismo Internacional e sua evolução".
...
Estas Jornadas são organizadas pelo CURSO de ESTUDOS EUROPEUS, ESTUDOS LUSÓFONOS e RELAÇÕES INTERNACIONAIS, com o apoio da: FACULDADE DE DIREITO.
...
Lá os espero para debater este tema da actualidade internacional.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
__________________________________________________
PROGRAMA
__________________________________________________
http://www.ulp.pt/…/not…/jornada-de-reflexao-13-03-2015.html

JORNADA DE REFLEXÃO SOBRE CONTESTAÇÕES, REBELIÕES E TERRORISMOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
ORGANIZADA PELO CURSO DE ESTUDOS EUROPEUS, ESTUDOS LUSÓFONOS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COM O APOIO: FACULDADE DE DIREITO
...
ACELRI (Associação do Curso de Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais)
13 DE MARÇO DE 2015
...
14.00 HORAS: ABERTURA
== Isabel Babo: Reitora da Universidade Lusófona do Porto
== João de Almeida Santos: Diretor do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais, da ULP
== Paulo Brito: Diretor da Faculdade de Direito, da ULP
== Manuel Gonçalves Martins: Diretor do Curso de Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais, da ULP.
...
14,30 HORAS: PRIMEIRO PAINEL
== Manuel Gonçalves Martins: Moderador
== João Proença: “Diálogo Social e Conflitos Sociais – Duas Faces da Mesma Moeda”
== Paulo Mendes Pinto: “No Céu, Deus Escolherá os Seus: O Terror como Arma Intensa de uma Ortodoxia”
== Miguel Matos Chaves: “As Novas Ameaças – O Terrorismo Internacional e a sua Evolução”
....
16,00 HORAS: SEGUNDO PAINEL
== António José Fernandes: Moderador
== Miguel Macedo: “Reflexões sobre o Terrorismo”
== José Manuel Morais Anes: “O Estado Islâmico no Iraque e na Síria. A Vanguarda do Novo Califado”
== José Pedro Teixeira Fernandes: “O Islamismo Jihadista como Ideologia Totalitária”
....
17,15: TERCEIRO PAINEL
== Célia Taborda: Moderadora
== José Calazans: “O Terrorismo de Estado e a Globalização”
== Isabel Santos: “Guantânamo: Lições para o Futuro
18,00: CONCLUSÕES E ENCERRAMENTO
== Paulo Brito: Diretor da Faculdade de Direito
== Elisabete Pinto da Costa: Assessora Pedagógica do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais
Ver mais
JORNADA DE REFLEXÃO SOBRE CONTESTAÇÕES, REBELIÕES E TERRORISMOS NACIONAIS E INTERNACIONAISORGANIZADA PELO CURSO DE ESTUDOS EUROPEUS, ESTUDOS LUSÓFONOS...
ulp.pt

10 março 2015

EXÉRCITO EUROPEU? Alemanha e Junker em cumplicidade

A minha OPINIÃO sobre a Proposta do Sr. Junker (TEXTO COMPLETO)
sobre a criação de um EXÉRCITO EUROPEU
...
PERGUNTA - 1. A sua Opinião sobre as recentes declarações do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Junker, nas quais defende a criação de um exército europeu:
...
1.1. – ENQUADRAMENTO HISTÓRICO /Antecedentes
Esta questão da formação de um exército europeu é uma matéria que tem sido alvo de várias tentativas desde que pelos Acordos de Paris de 1954, assentes no propósito de reformular o Tratado de Bruxelas de 1948, passou a existir uma organização – a U.E.O. – União da Europa Ocidental. Á face destes acordos a RFA aceitou assumir uma auto limitação na sua capacidade militar. Em face desta posição, e do subsequente acordo, a França retirou o seu veto à participação da Alemanha na NATO e esta foi admitida como aliado, e membro de pleno direito, na organização.
...
A inclusão da Europa Ocidental no sistema do Atlântico provocou, na altura, a discussão sobre o que é que a Europa deveria fazer para se ver livre da guerra. Uns propunham a neutralização da Europa, independente dos EUA e da URSS. Estavam neste caso a Itália e a França, onde havia Partidos Comunistas fortes e alguma simpatia pelas ideias comunistas. Outros defendiam o alinhamento Atlântico com os EUA. Venceu esta tese, como se sabe.
Tais acordos permitiram, posteriormente, à fação Federalista dos fundadores das Comunidades avançar em propostas mais profundas que visavam um aprofundamento das mesmas em direcção a matérias reconhecidas como fazendo parte do coração da definição da Soberania dos Estados.
...
Refiro-me à tentativa de criação de uma Comunidade Política Europeia (C.P.E.) e o seu subsequente braço armado, a Comunidade Europeia de Defesa (C.E.D.), de forma a tentarem modificar a relação de poderes que começava a estar, ou já estava, desenhada no final da 2ª guerra, levando René Pleven, então Presidente do Conselho de França, a apresentar, em 24 de Outubro de 1950, na Assembleia Nacional Francesa, um plano que permitia a integração de unidades militares alemãs no seio de um exército europeu.
...
Nessa altura, a intenção era a de neutralizar de vez “o perigo alemão”, constituindo-se um exército europeu, com um comando unificado, que integrasse as forças armadas dos seis países fundadores da CECA. Para o efeito seria nomeado um Ministro Europeu de Defesa, que teria como órgão de apoio um Conselho dos Ministros da Defesa, dos diversos países.
Este exército, dos seis, seria dotado de orçamento e de um programa de armamento próprio e, no caso de ser necessária a sua intervenção, ficaria subordinado ao Comando Supremo Atlântico na Europa.
...
Entretanto, em Fevereiro de 1950, o Conselho da NATO, reunido em Lisboa, tinha aprovado a intenção de se formar a C.E.D.
Em vista dos acontecimentos, Monnet, Spaak e De Gasperi, e os outros presentes, acharam que era inútil, que era tempo perdido, esperar que o Tratado C.E.D. fosse ratificado para se constituir um bloco militar.
...
Resolveram, então, pressionar o avanço de um projecto de União Política (C.P.E.). Efectivamente no Luxemburgo em 10 de Setembro de 1952, os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos Seis criaram uma Assembleia «ad hoc» cuja missão seria a de propôr aos respectivos governos um projecto de tratado de uma Comunidade Política Europeia.
Queria-se um exército europeu, mas com uma legitimidade e um controle democrático. O referido Art.º 38º previa ainda a fusão, a prazo, da Assembleia da C.E.C.A. e da C.E.D. A necessidade desta “invenção” parece óbvia. Destinava-se a tentar legitimar, ou a tornar natural aos olhos da opinião pública, o surgimento das novas entidades, tentando dar-lhes um cunho de inevitáveis.
Os trabalhos da referida comissão começaram em Setembro de 1952 e em Março de 1953 o projecto foi apresentado aos seis.
 ...
Este plano suscitou dúvidas e reticências em vários europeus, nomeadamente em Paul Van Zeeland, Georges Bidault, Vincent Auriol, (ao tempo Presidente da França), De Gaulle e outros. Tratava-se de um projecto de cariz marcadamente federal, na linha da C.E.C.A.
Em 9 de Março de 1953 o projecto da Comunidade Política Europeia, (CEP), elaborado pela Assembleia CECA é remetido aos Governos dos Seis para apreciação. É liminarmente recusado.
Em 30 de Agosto de 1954, a Assembleia Nacional francesa recusa a ratificação do documento.
Nova tentativa surgiu em 1962, da autoria de Christian Fouchet, ao tempo Presidente da República Francesa.
...
O Presidente Fouchet elaborou um documento que continha três propostas, sob a forma de Tratado da União de Estados. A primeira previa a cooperação intergovernamental no domínio de uma política externa unificada; a segunda previa o reforço da segurança dos Estados membros, contra todas as possíveis agressões; a terceira uma coordenação das Políticas de Defesa.
Desapareceu da agenda política, em Abril de 1962, porque dois homens assim o entenderam, apesar de estarem de acordo com o seu conteúdo: Konrad Adenauer e De Gaulle.
...
Nova tentativa, denominada de P.E.S.C., surge com o Tratado de Maastricht, tendo a partir daí evoluído em denominações para IESD e outras, mas sem efectivos resultados em matéria de Segurança e Defesa e muito menos na possível criação de um exército europeu.
--
RESPOSTA - 1.2. – MINHA OPINIÃO sobre esta PROPOSTA de JUNKER
A proposta do actual Presidente da Comissão Europeia é a terceira tentativa dos defensores da linha federalista de criarem um exército europeu, que na sua génese tinha por base o propósito, enunciado por Eisenhower, de que à Europa ocidental caberia criar mecanismos próprios de Defesa face à ameaça da então URSS, embora sob o “chapéu” da NATO, de forma a aliviar o “esforço” americano neste capítulo e de forma progressiva.
...
A França, apesar de alguns dos seus governantes de então, terem tido a várias iniciativas, (UEO, Plano Pleven, Plano Fouchet) viu-se confrontada com as suas próprias contradições e linhas de fracturas e ela própria fez cair essas tentativas iniciais.
Posteriormente já na década de 1990, com Maastricht, a linha federalista (que se opõe à linha Intergovernamentalista, esta até há poucos anos maioritária nos dirigentes europeus) viu os seus esforços compensados com a introdução do 2º Pilar – a PESC, com o objectivo anunciado de dotar a União Europeia da possibilidade de “afirmar a sua identidade na cena internacional através da execução de uma política externa e de segurança comum, que inclua a definição gradual de uma política de defesa comum, que poderá conduzir a uma defesa comum...”.
...
Mas esta matéria, não obstante a vontade da linha federalista, ficou sempre na esfera da Cooperação Intergovernamental e até hoje nunca avançou (na prática) para a esfera da Integração, leia-se Federação, não obstante o texto do Tratado de Lisboa.
...
O actual Presidente da Comissão tenta assim formular uma 4ª tentativa (desde 1950) propondo muito simplesmente uma das vertentes da Defesa: - a criação de um exército europeu,
...
Isto, tentando aproveitar o facto de existirem actualmente ameaças sérias a Leste (Ucrânia e Rússia), bem como situações de grave instabilidade armada verificadas na Síria e a Sul (Estado Islâmico) que se tornaram ameaçadoras para o continente.
...
A acrescer a estas situações, na minha opinião, o Sr. Junker tenta também aproveitar-se das novas configurações do Terrorismo Internacional Organizado, e dos seus efeitos, para convencer os líderes dos vários Estados Europeus a avançarem por esse caminho.
Bom mas esta nova proposta, choca a meu ver, com vários problemas de que destaco apenas três:
 ...
1. - a constituição na década de 1990 de uma Brigada Mista de Forças Armadas entre a Alemanha e a França;
 ...
2. - a divergência de interesses, em matérias de Defesa (e noutras) entre a Alemanha e os outros parceiros, facto que levou, por exemplo, ao caso do reconhecimento unilateral, por parte da Alemanha - sem qualquer consulta aos restantes Governos dos Estados da União Europeia - da independência da Croácia o qual provocou uma guerra no interior da ex – Jugoslávia em 1992;
 ...
3. - o facto de que a esmagadora maioria dos países da U.E. investem apenas entre 0,9% e 1,2% do seu PIB em matéria de Defesa, por não terem apoio das Opiniões Públicas e publicadas dos seus respectivos países, o que não deixa margem para grandes e positivas previsões para mais esta tentativa.
Isto ao contrário dos EUA que investem cerca de 3,4% (em velocidade de cruzeiro).
....
Esta nova tentativa provem, é bom lembrar, de um Presidente da União que agora inicia o seu mandato e que precisa de se afirmar por iniciativas que estiveram ausentes da anterior Comissão Europeia e que precisa de recuperar o Poder de Iniciativa para um órgão de Poder da União (a Comissão) que se perdeu em grande parte com o mandato do Dr. Durão Barroso, por instruções da Alemanha.
---
PERGUNTA - 2. O que pensa desta possibilidade, que vantagens / desvantagens teria

...
RESPOSTA - Posto isto, penso sobre esta proposta é uma tentativa da actual Comissão Europeia de:
...
1. - Recuperar o prestígio e a capacidade de autonomia e de iniciativa da Comissão, Poder que deteve, por exemplo, com a Comissão Delors;
...
2. - “Empurrar” a União Europeia para uma Federação neste campo, tentando na sequência arrastar outros campos de acção dos Estados como é o caso da Política Externa;
....
3. - Tentar recuperar algum prestígio da União Europeia no seu todo, face às Opiniões Públicas e publicadas dos diversos países europeus que olham com cada vez mais desconfiança para esta União.
...
4. Obedecer à proposta da Alemanha sobre este tema.
Por estas e outras variadas razões, não encontro nenhuma vantagem neste projecto.
Isto porque a defesa do Ocidente em geral, e da Europa Ocidental em particular, está assegurada pela NATO. E é no seio desta organização que a União Europeia tem que fazer um esforço adicional de investimento em Defesa por forma a cobrir o crescente desinvestimento dos EUA, dada a reconfiguração dos seus próprios interesses estratégicos.
...
 Se a Alemanha quer sair da “tutela” dos EUA não deve arrastar a União Europeia para tal desiderato.
---
PERGUNTA - 3. A que tipo de ameaças futuras sobre a EU poderia fazer face

...
RESPOSTA - Assim, na minha opinião prática e não teórica, não vejo nenhumas vantagens nesta iniciativa ou proposta.
...
Aliás ficou patente na presente crise da Ucrânia a disparidade de interesses entre as várias potências europeias e a irresponsabilidade com que provocou a presente crise a que depois não soube (e continua a não saber) responder, dados os interesses em presença.
...
Ou seja, ficou visível de forma clara que os interesses da Alemanha, não são coincidentes com a França e estes não são coincidentes com os do Reino Unido, para já não falar dos outros actores da União. Mas sendo agora uma iniciativa da Alemanha vejo mal como a França e o Reino Unido poderão afirmar o seu acordo. Veremos.
...
Assim sendo as ameaças reais e potenciais sobre a União devem ser resolvidas no seio da NATO, dada a disponibilidade de meios de armamento e comunicações estratégicas, a sua estabilidade de comando, a sua experiência de funcionamento, as décadas de existência e experiência acumulada, em que a superpotência dominante detém o comando efectivo e os meios necessários e que funciona como agregador de vontades.
----
PERGUNTA - 4. Se os EUA ficariam sempre como a força mais poderosa do ocidente e de que forma.
...
RESPOSTA – Para o futuro não há inevitabilidades, mas por enquanto esta questão é incontornável.
Enquanto os países da União Europeia investirem entre 0,8% e 1,2% do seus PIB neste campo e os EUA investirem, em anos normais fora de conflitos, entre 3,2% e 3,4% do seu PIB, estes continuarão a ser a Potencia Mundial dominante em matéria de Defesa do Ocidente.
...
Os factos são o que são e os números, neste caso, sobrepõem-se a discursos ou iniciativas mais ou menos pomposas, mais ou menos publicitadas, que não passarão disso mesmo pois não há condições práticas e visíveis para que seja diferente.
...
Do meu ponto de vista, e tenho-o defendido publicamente, enquanto os países europeus desprezarem, como têm feito, o tema da Defesa, a situação de predomínio dos EUA sobre o Ocidente será um facto inquestionável.
...
E enquanto os dirigentes de diversos países pensarem que a Paz Eterna de Kant foi alcançada e que as ameaças á sua segurança e integridade acabaram com o final da 2º guerra mundial, a situação de degradação das suas condições de defesa continuarão a aprofundar-se e a agravar-se.
...
Esta situação de degradação das condições de defesa dos diversos países da União Europeia, faz-me lembrar o quadro da França, Bélgica, Holanda, da Polónia, da Áustria, dos anos de 1930 o qual possibilitou à Alemanha invadir sem percalços de maior os seus territórios.
....
As ameaças de hoje são diversas, mais sofisticadas.
Mas será que as ameaças clássicas estão completamente postas de parte?
Será que as modernas ameaças são menos violentas e intrusivas?
Deus permita que sim, porque em caso de não ser assim os diversos países da União Europeia irão pagar caro os seus erros nesta matéria.
...
Subsistem na racionalidade deste tema, os EUA que percebem que “As Nações não têm amigos … defendem interesses”. E que, seguindo este princípio realista das Relações Internacionais, ainda mantêm o Ocidente Europeu na esfera dos seus interesses estratégicos. Valha-nos isso.
...
Mas deixo uma advertência: - os interesses dos EUA estão a deslocar-se para a Ásia.
E coloco uma questão: - Estarão estes dispostos a continuar a investir o que têm investido na NATO, enquanto “chapéu-de-chuva” da Europa?
O futuro o dirá.
----
Em conclusão:
A meu ver, cabe aos Estados Europeus decidirem, em primeiro lugar cada um por si, se elegem a Defesa dos seus cidadãos, da sua Integridade Territorial e de defesa dos seus Recursos, como tema importante, ou não.
...
Se sim terão que inverter as suas políticas actuais de desinvestimento em Defesa Armada (meios humanos, de armamento e comunicações) dos seus territórios e populações, de forma a voltarem a tornar-se credíveis no Sistema Internacional, desde logo em Capacidade de Dissuasão das Ameaças, reais e potenciais.
...
Se sim, e após os investimentos necessários, terão que decidir se querem o fortalecimento da NATO ou se querem proceder à sua substituição por outra organização de defesa cooperativa e colectiva.
...
Uma coisa é certa, a continuar neste quadro, cada um dos países enfraquecerá, tornar-se-á mais vulnerável e menos credível no Sistema Internacional e perderá cada vez mais a capacidade de dissuadir eventuais ataques ou ameaças.
...
Assim sendo, considero a presente proposta do Sr. Jean-Claude Junker uma tentativa voluntarista de se afirmar como Presidente da Comissão Europeia, de agradar à Alemanha e uma iniciativa de carácter eminentemente político-administrativa que pretende tentar recuperar prestígio junto dos dirigentes políticos e dos cidadãos das diversas Nações Europeias, para um órgão da União Europeia que está profundamente desacreditado: A Comissão Europeia.
...
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
Gestor
Doutorado em Estudos Europeus (dominante: Economia)
Auditor de Defesa Nacional

06 março 2015

CARTA ABERTA aos MILITANTES e SIMPATIZANTES do meu PARTIDO - CDS-PP

Existem no presente algumas propostas de Alternativa à actual Direcção.
Para mim isso é saudável e mesmo desejável já que implica mais discussão sobre os destinos do Partido, no Sistema Político Nacional, e a discussão é útil e é a base da Democracia, de que somos um Partido Fundador.
...
Agora alguns Companheiros sugerem agora que o Dr. Manuel Monteiro (ex-Presidente) ou o Dr. Ribeiro e Castro (ex-Presidente) se deviam novamente candidatar a ser de novo Presidente do CDS-PP.
...
Outros, em muito maior número, querem uma nova Pessoa para se candidatar à Presidência do Partido.
...
Mas infelizmente alguns companheiros, quando não concordam com alguém recorrem ao insulto em vez de apresentarem argumentos contra.
...
Infelizmente no meu Partido o CDS-PP é assim muitas vezes, o que faz com muita gente se afaste.
Não é por acaso que ao longo dos últimos 40 anos, tenhamos sido o maior exportador de Quadros competentes para outros Partidos, por causa destas atitudes.
Enfim... escuso-me de relembrar vários dos nomes.
...
Sobre as hipóteses levantadas, direi que uma coisa é eu admitir e saudar que haja companheiros que os refiram como hipóteses de sucessão ao actual líder, outra é eu rever-me ou não nas hipóteses ventiladas, por pessoas que o defendem.
...
Estou à vontade, pois trabalhei com o Dr. Manuel Monteiro, com o Dr. Ribeiro e Castro e com o Dr. Paulo Portas.
TODOS eles, como é natural, têm alguns defeitos e muitas qualidades e TODOS foram, Legitimamente e Democráticamente, eleitos Presidentes do meu partido.
...
E TODOS tiveram o partido consigo.
E por isso os respeitei e respeito, embora possa estar ou não de acordo com tudo o que dizem, o que é também um direito meu, inalienável.
...
Uma coisa é respeitar que pensem de forma diferente da minha outra bem diferente é insultar.
Se o meu desacordo for insanável, fico como militante de base.
Se não for insanável, colaboro se para tal for solicitado.
É esta, para mim a essência das coisas.
...
Dito isto, será que o actual líder tem que ser eterno?
Que se acabou a possibilidade de os militantes e os simpatizantes escolherem outro líder ?
Não o creio e não o desejo, para bem do CDS-PP e para bem de Portugal.
...
Era bom que TODOS os Companheiros, simpatizantes ou militantes, fossem mais tolerantes perante a diferença de opiniões.
Seriamos com certeza um Partido mais rico em pessoas e em capacidades e seguramente seriamos um Partido maior.
...
Era bom reflectirem nisto.
Não é pela exclusão, mas sim pela inclusão que um dia poderemos aspirar a Governar (sem sermos muleta de ninguém nem de programas alheios) Portugal.
...
Muitos clamam pela memória do Engo.º Adelino Amaro da Costa, sobretudo quando dá jeito.
MAS ... poucos seguem o seu lema e o aplicam:
"Unanimismo NÃO ... Unidade SIM" !
...
Isto é... Unidos mas respeitando-nos uns aos outros e às diferenças de pensamento, embora quem é eleito tenha o direito de ter as suas próprias ideias e outros possam discordar delas.
...
Portugal precisa urgentemente de um NOVO MODELO de Sociedade e de um NOVO CONJUNTO de VALORES que o CDS-PP perfilha no seu Ideário, mas que têm sido deixados de lado nos últimos anos:
Refiro-me aos Valores da Meritocracia, Honra, Dignidade, Seriedade, Espírito de Missão, Firmeza na Defesa dos Interesses Permanentes da Nação Portuguesa, para só citar alguns.
...
Mas só com mudanças se poderá levar a efeito a MUDANÇA necessária.
Os actuais dirigentes já estão há muito tempo na direcção, demasiado, digo eu.
...
É preciso recuperar o espírito do CDS-PP e isso, na minha opinião, só se fará com caras diferentes, com experiência profissional no País real, fora das carreiras meramente políticas que inspirem Credibilidade aos Portugueses e que contribuam para Recuperar a Confiança de que há pessoas capazes e com o suficiente Espirito de Missão de Serviço à Nação Portuguesa, para levar Portugal para diante, no caminho do Desenvolvimento e do Progresso sustentado.
...
Por mim estou disponível para apoiar uma Nova Solução de direcção do CDS-PP.
Resta-me saber quem se prefigura como candidato e com que Programa para Cumprir se apresenta.
...
Entretanto gostaria que a actual direcção, face a uma Hipótese de Nova Coligação, e face á importância decisiva que uma decisão destas terá na vida do CDS-PP, submetesse Democráticamente ao VOTO dos Militantes e dos Simpatizantes, a decisão de haver ou não uma Coligação.
...
Não basta dizer que se é Democrata ... há que Prová-lo em Decisões que são Criticas e de Relevante Importância.
...
O Dr. Paulo Portas, no seu manifesto eleitoral tinha prometido que consultaria o Partido e os seus Militantes se tivesse que tomar posições criticas e decisivas para o futuro de Portugal e do CDS-PP.
..
Está na altura de CUMPRIR essa promessa e desafio-o a fazê-lo.
...
Á Vossa Reflexão.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
Militante e ex-dirigente nacional do CDS-PP

Muito incómodo? Pois ... mas FACTOS são FACTOS!

Por consideração pelos meus concidadãos e face a alguns comentários chocantes (para mim como Português) republico um artigo que escrevi.
...
o MAIOR ERRO de GEOPOLÍTICA e GEOESTRATÉGIA de PORTUGAL no Séc. XX - Para MEMÓRIA.
8 de Maio de 2012
...
  DESCOLONIZAÇÃO:
...
Portugal foi Vitima do Conflito Leste /Oeste e Vitima da COBIÇA sobre os Recursos Naturais existentes nas Ex-Províncias Ultramarinas (Ouro, Diamantes, Café, Algodão, Sisal, etc...)
Vamos então aos FACTOS:
...
(1) Em Angola, já não havia guerrilha digna desse nome desde 1968. O MPLA (apoiado por Moscovo) já só tinha quadros no exterior, a FNLA (financiada por Chineses e Americanos) estava reduzida a dois bi-grupos de Catangueses e a UNITA colaborava já com Portugal.
A guerra estava GANHA;
...
(2) Moçambique, com a Operação "Nó Górdio", a FRELIMO (de obediência Soviética) estava já práticamente confinada a pequenas faixas do Norte, refugiada na Tanzânia e em riscos de extinção completa (ver declarações do próprio Samora Machel de 1976). A guerra estava GANHA;
...
(3) Guiné - o caso mais complicado dada exiguidade do território e a cobertura do Senegal e da Guiné Conakri ao movimento terrorista alinhado com a URSS (PAIGC), que após a Independência Chacinou as tropas Locais que apoiavam Portugal e que Portugal abandonou cobardemente;
...
(4) São Tomé e Principe e Cabo Verde - NUNCA tiveram NENHUM conflito armado, nem solicitaram a Independência: foi-lhes dada por Sá Carneiro, Freitas do Amaral, Mário Soares e Alvaro Cunhal sem nenhuma consulta aos Povos;
NOTA: Em 2001, numa Votação da ASSEMBLEIA Nacional de S. Tomé o regresso à Soberania portuguesa perdeu por 7 votos;
...
(5) Timor - apesar dos múltiplos apelos da Indonésia para que Portugal não abandonasse o território pois "... não podemos tolerar um Regime Comunista nas nossas fronteiras...", os referidos políticos e o MFA, entregaram o Poder ao Partido Comunista Local (FRETILIM) abandonando todas as outras forças políticas e o Povo Timorense que queria permanecer Português;
...
(6) Macau - a cereja em cima do bolo: CONTRA a VONTADE do GOVERNO da CHINA, o General Ramalho Eanes decidiu fazer Macau integrar a China, o que consegui em 1998.
...
CONCLUSÃO: Portugal, apesar da Conferência de Bandung e do Movimento dos Não Alinhados, defendeu-se sempre no seu TODO dos interesses da URSS, EUA e CHINA;
...
Teve SEMPRE o apoio esmagadoramente MAIORITÁRIO das populações Negra, Branca e Mestiça dos Territórios Ultramarinos;
Portugal, e TODOS esses cidadãos do Ultramar, foi TRAÍDO na RECTAGUARDA por Políticos sem Visão de Estado, sem Patriotismo, sem percepção da GEOESTRATÉGIA e da GEOPOLÍTICA.
...
Em 1974 e já numa viragem da Política Externa dos EUA, o então Secretário de Estado Henry Kissinger afirmou numa Sessão do Congresso:
- "Portugal é essencial à estabilidade do Continente Africano, em geral, e em particular à estabilidade da África Austral..... ".
..
Portugal, foi assim RESPONSÁVEL pelo GENOCÍDIO que teve lugar entre 25 de Abril de 1974 e 11 de Novembro de 1975, (só em Angola morreram mais de 100.000 pessoas nesse período) com prolongamento em Timor até aos anos de 1990.
Os políticos, da altura, e os militares do MFA, destruíram a Vida de milhares de famílias Brancas, Negras e Mestiças, PORTUGUESAS.
...
Para que a MEMÓRIA NÃO se PERCA.
...
A HISTÓRIA fará o que os portugueses de agora não têm coragem para fazer: JULGARÁ SEVERAMENTE estes acontecimentos.
...
Um Povo que não respeita o seu passado ... não tem futuro.
...
Melhores cumprimentos.
Miguel Mattos Chaves
...
Á VOSSA REFLEXÃO

04 março 2015

Num País normal ... que aconteceria?

Querido Portugal ... por onde te levam os Portugueses anónimos ?
Querido Portugal ... por onde te conduzem os Dirigentes Políticos actuais e alternativos, que os Portugueses anónimos insistem em eleger ?
....
Tenho seguido, diga-se, sem surpresa ao que tem vindo a público sobre algumas personalidades eleitas da coligação e da oposição.
......
A minha sensação é que muito ainda se vai seguir de revelações de actos pouco éticos cometidos.
...
No Reino Unido, e noutros países Anglo-Saxónicos e Germânicos, a simples revelação dos factos vindos a público teria motivado já a demissão imediata de qualquer das personalidades visadas dos respectivos lugares, tanto governativos como partidários.
...
Isto em obediência ao meu Princípio Fundamental de que os Dirigentes têm que dar o exemplo aos Dirigidos.
De facto esse exemplo é a Fonte de Legitimidade de Liderança de qualquer Dirigente, seja ele Político, Empresarial ou Associativo.
...
Quando perde essa fonte importante de Legitimidade,, a Ética, a Honra e a Dignidade mandam que abandone o cargo que ocupa.
Isto independentemente da Legalidade.
...
Uma coisa é a Legalidade (conformidade com a Lei) outra é a Legitimidade Comportamental, Ética e Moral que se ganha ou se perde pelo cumprimento do Dever de dar o Exemplo.
...
E assim, meus caros colegas e amigos, todos nós portugueses anónimos, mas Portugueses de Alma e Coração, temos na nossa frente Maus Exemplos, Comportamentos Duvidosos, que nos fazem ficar tristes e revoltados.
....
E pasme-se: nas televisões os vários comentadores (jornalistas e políticos) têm-se empenhado em desculpar os "lapsos" cometidos.
...
Uma Sociedade entra em Decadência quando os cidadãos anónimos desculpam e admitem esses "lapsos".
...
Pois isso indica a perda de Valores, a perda de Referências Morais, a destruição da Ética e o fim da Honra.
..
Quando isso acontece, a decadência é o corolário lógico.
...
Portanto, meus caros concidadãos, se alinharem ... estão a ser cúmplices, embora passivos e não se podem queixar do que acontece.
...
Mas creio que a sociedade Portuguesa ainda não chegou a esse ponto.
Creio que vós, caros amigos e leitores ainda têm Valores e Honra e não vão deixar as coisas continuarem assim.
....
E se mais cedo não for, nas urnas rejeitarão tanto os dirigentes governativos dos "lapsos" como os da suposta Alternativa, com comportamentos igualmente baseados em "lapsos" parecidos.
..
À Vossa Reflexão.
...
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves 


01 março 2015

REFLEXÃO sobre as NÃO Alternativas

Tenho seguido com alguma atenção a trajectória do maior Partido da Oposição ao actual Governo.
..
Hoje partilho convosco apenas algumas medidas tomadas pelo seu Secretário-Geral que indiciam o caminho que ele tomará SE for eleito 1º Ministro de Portugal:
...
1) Cada residente em Lisboa tem que pagar à EMEL (da Câmara Municipal de Lisboa) 12 euros por ano para ter apenas o direito de estacionar o seu carro ao pé de sua casa.
Ou seja, ter um carro que já paga Imposto Automóvel, IVA, Imposto de Circulação, Seguro obrigatório, e Imposto Municipal (disfarçado de EMEL) deixou de ser um Direito de cada residente para ser uma fonte de receitas para a Câmara Municipal;
Isto para além de cada vez que circula em Lisboa ter que pagar parquímetros e estacionamento em Parques que contribuem para a drástica diminuição do Poder de Compra dos Portugueses residentes em Lisboa, mas que vão alimentando os insaciáveis cofres da Câmara Municipal de Lisboa;
...
2) Na conta da ÁGUA, (bem essencial à vida) a CML acaba de agravar os Impostos (dando-lhe o nome de Taxas) em 60%.
Isto é, a água propriamente dita, é apenas 30% da factura que cada um dos residentes recebe mensalmente para pagar.
Os restantes 70% do valor da factura são receitas para a Câmara Municipal, presidida pelo Sr. Secretário-Geral do PS;
Ou seja mais uma medida que retira Poder de Compra aos portugueses residentes em Lisboa e aos que a Lisboa vêm trabalhar todos os dias;
...
3) Acaba de proibir o trânsito de carro às pessoas que têm o azar de ser pobres (pois não podem estar a comprar carros novos) cujos carros sejam anteriores a 1999.
Isto é, uma medida (com o alibi falso de protecção do ambiente) discriminatória que prejudica gravemente os mais desfavorecidos que tenham tido dinheiro para comprar um carrito, muitas das vezes em segunda mão;
Isto para além de o pavimento da esmagadora maioria das ruas da cidade estarem cada vez mais cheias de buracos que danificam os carros e a sua suspensão.
....
4) Acaba de propor isentar o Benfica de pagar 4,6 milhões de euros de IMI e outras Taxas à Câmara Municipal de Lisboa, que seriam receitas da Câmara Municipal;
E continua a pagar verbas da Câmara a algumas Fundações de duvidoso interesse colectivo;
Isto é, Dá aos que mais podem, Retira aos mais fracos e desprotegidos
...
5) Infernizou a vida de quem tem que se deslocar de carro para a parte baixa da cidade, tudo fazendo para dificultar o trânsito nessa área e mesmo impedindo-o (i.e. . alterações do Marquês de Pombal e da Av. da Liberdade);
...
E mais teria para apontar como exemplo do VERDADEIRO pensamento, traduzido em acções, desta ilustre personalidade que ocupa um importante papel de dirigente político.
...
COMENTÁRIO FINAL:
Por todas estas medidas sou levado a tirar algumas conclusões práticas das medidas tomadas por quem se propõe vir a ser 1º Ministro do meu País:
....
a) Tem criticado o actual Governo por medidas de austeridade erradas (no que estou de acordo) MAS ... na sua área de Poder tudo tem feito para agravar as condições de vida dos cidadãos;
..
b) com o argumento (da moda, mas que rende milhões à custa dos cidadãos) do ambiente, retira milhões de euros dos bolsos dos cidadãos que vivem ou trabalham em Lisboa, tudo fazendo para lhes dificultar a vida económica e a mobilidade;
...
c) e tudo isto sem lhes dar qualquer alternativa, pois a rede de transportes da cidade (excepto o metro que cobre apenas parte desta) funcional mal, em horários limitados e com extremas deficiências.
..
Em suma: quer aplicar a Igualdade Socialista de Nivelar por Baixo, tornando-nos a todos mais pobres.
...
E pretende ser 1º Ministro de Portugal?
Qual a sua diferença REAL do actual 1º Ministro?
...
Na minha análise: NENHUMA diferença.
Venha o diabo e escolha.
...
À Vossa Reflexão, meus caros concidadãos amigos e leitores.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves