16 julho 2017

COMUNICADO aos FIGUEIRENSES

Na sexta-feira, dia 14, estive convosco na apresentação da nossa candidatura com mais de 50 pessoas que se quiseram informar sobre o Programa e Objectivos da coligação que foi celebrada entre o CDS-Partido Popular- (CDS-PP), e o Partido Popular Monárquico- (PPM), a qual conta com o apoio de várias Plataformas de Reformados e de Pessoas Independentes, denominada de “Fazer Diferente” para a Figueira da Foz.
 ...
Como “cabeça de lista” desta coligação, no Concelho, quero em primeiro lugar agradecer a todos quantos tornaram possível este jantar e a longa noite de apresentação da nossa candidatura aos órgãos autárquicos da Figueira da Foz.
 ...
Em segundo lugar quero agradecer a presença de todos, o seu interesse e a sua participação.
 ...
A todos peço que me desculpem pela minha longa exposição sobre o “PROGRAMA de GOVERNO para o CONCELHO da FIGUEIRA da FOZ”, e seus objectivos.
 ...
Este Programa será, em altura oportuna, públicamente apresentado aos restantes cidadãos de todo o Concelho.

Mas em primeiro lugar, e como era a minha obrigação, foi-vos apresentado a Vós companheiros nesta caminhada.
 ...
Em minha defesa direi que, horas de estudo e análise do Concelho, para detecção das suas dificuldades e das consequentes oportunidades de resolução dos problemas que afectam os cidadãos, não podia ter como consequência um Programa de vazios e de Promessas sonantes (que depois não se cumprem) que costumam caracterizar as campanhas eleitorais dos Partidos Políticos nestas alturas.
 ...
Quando me convidaram, dado o conhecimento que têm das minhas ideias e das políticas que defendo para Portugal e para o Concelho da Figueira, com certeza não estavam à espera de mais do mesmo e não esperariam uma apresentação de “lugares-comuns”.
 ...
Os cidadãos da Figueira da Foz, e eu próprio, estamos fartos disso.
 ...
Estamos Cansados de ser enganados e afogados em promessas que depois nos trazem a desilusão gerada pelo seu não cumprimento e pior, que a concretizarem-se nos sobrecarregam de impostos e taxas que todos temos que pagar, para que alguns políticos façam boa figura à nossa custa.
 ...
Assim recordo, e passo a informar os Eleitores Figueirenses, de que o nosso Programa que então vos propus, passou pela identificação de 11 (onze) eixos de actuação e de 28 medidas, que lhes são subsequentes, que tiveram em atenção várias variáveis.
 ...
E dentre estas, ressalta o facto de a Câmara da Figueira da Foz estar no 21º lugar das Câmara mais Endividadas do País, (entre 308), o que longe de ser uma honra para os figueirenses é um obstáculo a que se façam promessas fáceis e sonantes.
 ...
Eu não o farei, sei que os meus companheiros de candidatura não o farão.
 ...
Se alguém o fizer, digo-o de forma muito clara, estar-vos-á a mentir.
 ...
Ora o nosso Programa de Governo para o Concelho da Figueira da Foz é, como puderam verificar, um Programa Realista que se preocupa sobretudo com os seguintes Macro-Objectivos:
...
- Aligeirar a Brutal Carga de Impostos e Taxas que incidem sobre os cidadãos e sobre as empresas;
...
- Atrair Investimento, Empresas, para o Concelho de forma a fixar a população, e trazer de volta outros figueirenses que saíram do Concelho por neste não encontrarem emprego condigno ou, no caso dos jovens, por não terem pólos universitários em que possam preparar-se para a vida profissional;
...
- Desenvolver o Concelho e diminuir a sazonalidade dos visitantes, para que o Comércio se desenvolva e enriqueça e que as estruturas do Concelho sejam mais vividas durante todo o ano, e não apenas no mês de Agosto de cada ano ou esporádicos fins-de-semana.
...
- Mudar a filosofia da Mobilidade e dos Transportes para que estes factores sirvam verdadeiramente os residentes no concelho com vantagens e comodidades para todos.
 ...
Tudo isto teve como linha mestra, como o disse e agora vos recordo, que os Lugares Políticos são por natureza Temporários e de Serviço às pessoas, e não propriedade de políticos ou de partidos, para estes se Auto beneficiarem ou beneficiarem apenas os seus amigos.
 ...
Os lugares políticos têm que ser para Servir as pessoas, os cidadãos e essa é minha primeira Responsabilidade e Dever como cabeça de lista da nossa coligação.
 ...
Ora, na Coligação “Fazer Diferente” temos Pessoas capazes, sérias e com vontade de trabalhar. Podemos confiar nelas.
 ...
Eu confio. Sei que, juntos, seremos capazes de “levar a carta a garcia” e entregar aos cidadãos um concelho melhor, no final dos quatro anos de governação da nossa equipa.
 ...
Caros Figueirenses,
Se acharem mal tudo o que acabei de vos transmitir;
 ...
Se acharem mal tudo o que Vos Vou Apresentar em próxima oportunidade;
 ...
Se acharem quer ter uma postura de Serviço e de ocupação Temporária do cargo de Presidente da Câmara não vos serve,
 ...
Então, esqueçam a minha candidatura.
 ...
MAS…
Se acharem que é exactamente isto o que queriam para a Figueira da Foz e para todos os seus Residentes, isto é a Proposta de um Programa Realista e Cumprível;
 ...
Se acharem que chegou o tempo de se cumprirem escrupulosamente os Programas que se anunciam em Campanhas Eleitorais;
 ...
Se acharem, e bem, que para conseguir melhor nível de vida e melhorar a vida das pessoas não é necessário fazer “obras de fachada” e gastar milhões de euros do Vosso Dinheiro,
 ...
Então, Votem na coligação “Fazer Diferente”, de que faço parte, pois iremos mesmo ser diferentes e fazer diferente, para melhor, na Figueira.
 ...
A Todos o meu obrigado por lerem esta mensagem que aqui Vos deixo para reflectirem.
 ...
Com estima e consideração
Miguel Mattos Chaves

Candidato a Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
Pela Coligação “Fazer Diferente”

Enviar um comentário