28 janeiro 2022

VOTAR - Qual é o Objectivo? Há algum "Voto Útil"?

Infelizmente a esmagadora maioria dos Portugueses julga que nestas Eleições estão a Votar para eleger o Primeiro-Ministro de Portugal.

Lamento informar que NÃO É ASSIM!

O que os Portugueses vão votar no Domingo é para Eleger Deputados à Assembleia da República.

.

Ora isto tem consequências práticas, que infelizmente os Portugueses têm medido mal, apesar de em 2015 ter ficado claro para os mais informados quais poderiam ser.

.

VAMOS POR PARTES

Há diversos sectores de ideias na população sobre o que deveria ser o País, como este deveria ser governado, e sobre o que deveria ser feito para nos proporcionar a todos uma melhor qualidade de vida.

Num Sistema Democrático, este é tanto mais forte, rico de ideias e saudável quanto maior for a Alternativa entre as Diversas Propostas.

Propostas no campo económico, propostas no campo social, no campo das relações externas de Portugal, no campo da segurança e defesa, no campo da justiça, da educação, da saúde, e por aí fora.

.

MAS ... ao contrário de outros países, em que as Alternativas de Modelo de Sociedade e de Desenvolvimento se sucedem no Poder, de 4 em 4 anos, ou em períodos um pouco mais alargados, em Portugal vivemos num sistema em que Não Tem havido Alternativas de ideias e projectos, mas sim, e apenas, Alternância de PESSOAS que ocupam o Poder Governativo.

.

Na verdade, e desde 1976, (descontando o período do PREC), os Portugueses têm escolhido mais do mesmo, entre PS e PSD, Partidos esses que têm mais em comum, no campo das propostas das políticas acima descritas, do que diferenças.

Na verdade, ambos são sociais democratas, portanto de esquerda.

.

E esta situação faz com que Portugal tenha vivido a ser governado por dois Partidos que têm ideias muito semelhantes, que fazem os seus militantes ocuparem à vez os lugares públicos e os lugares nas administrações das empresas públicas, sem que NADA mude de substancial em favor dos cidadãos.

Em 2015 recordemos o que se passou:

- O PS perdeu as Eleições, para o PSD.

- O PS elegeu MENOS Deputados, portanto foi derrotado.

- O PSD elegeu mais Deputados e foi o vencedor das Eleições.

.

MAS ... como o PS fez um Acordo Parlamentar com o PCP e com o Bloco de Esquerda, somando os Deputados destes três Partidos mais do que os Deputados eleitos pelo PSD e CDS, o PS subiu ao Poder conquistando o Poder de Governar, por esse Bloco de três Partidos ter tido a maioria dos Deputados Eleitos.

.

É este o quadro do que pode vir a acontecer, para um lado ou para o outro no próximo Domingo.

ISTO quer dizer que:

- 1ª hipótese - o PSD poderá ser o Partido mais votado e ter eleito mais Deputados, MAS ... se os Partidos com quer fazer Coligação, nomeadamente o CDS-PP, para governar tiverem poucos Deputados, de nada valerá ao PSD tal vitória.

- 2ª hipótese - o PS poderá ser o Partido mais votado e ter eleito mais Deputados, MAS ... se os Partidos com quer fazer Coligação, nomeadamente o BE e PCP, tiverem poucos Deputados, de nada valerá ao PS essa vitória.

.

Daqui resulta o seguinte:

Cada Pessoa deverá Votar no Partido e nas Ideias com que mais concorda.

Porquê?

Porque será o somatório dos Deputados dos dois blocos que decidirá quem Governa ou quem ficará na Oposição.

Tão simples quanto isto.

.

Portanto NÃO HÁ VOTO ÚTIL.

As pessoas devem sim Votar naquele Partido que defende o que pensam.

SE ... o não fizerem e forem tentados a embarcar nas histórias da comunicação social, de que existe voto útil ou no PS ou no PSD, poderão ficar sem NENHUM DEPUTADO, ou Partido, que defenda na Assembleia da República as suas Ideias e o Modelo Social e Político que se coaduna com o seu próprio pensamento.

.

Muito mais poderia explicar, mas tentei ser sintético e fazer um resumo do que Vos Espera no dia 30.

.

E as perguntas a que CADA UM deve responder para si próprio, são as seguintes:

1. - Querem continuar a ter só os sociais-democratas a governar como até hoje (PSD e PS)?

2. - Ou querem uma ALTERNATIVA de ideias de modelo de sociedade, votando para isso noutros Partidos?

3. - Ou querem que a Vossa Corrente de Opinião tenha representação Parlamentar, para obrigar os dois Partidos Sociais-democratas a pensarem melhor o País, os interesses de Portugal e os interesses dos Portugueses?

4. - OU querem que tudo continue na mesma, e nesse caso votarão outra vez no PSD ou no PS?

.

CONCLUSÃO

Portugal está "doente" e a definhar!

Quem trouxe esta situação? PS e PSD!

PERGUNTA:

Querem curar o "doente" com os mesmos remédios, ou seja, com os mesmos Votos?

Querem obter resultados diferentes com remédios que se provou não curarem "o doente"?

.

NOTA FINAL

No próximo dia 30 verei se aqueles que se dizem de direita, e que defendem pelo menos em voz baixa o que eu defendo, se votarão em massa no CDS-PP ou se irão novamente votar nos dois partidos, até agora grandes, os quais são ambos da esquerda social-democrata.

A escolha é Vossa, de CADA um de Vós.

Miguel Mattos Chaves



 

Mestre e Doutorado em Estudos Europeus – Universidade Católica

Auditor de Defesa Nacional – Instituto da Defesa Nacional

Gestor de Empresas

 

04 janeiro 2022

as FALSAS PROMESSAS do PS e do Dr António Costa

Li com espanto o Dr António Costa, que fez parte como Ministro de vários Governos do PS e que é Primeiro-Ministro de há 6 anos para cá, vir agora prometer o que NUNCA fez.

Vamos por partes!
.
Em especial chocou-me a falta de seriedade intelectual e política que demonstrou ao falar consecutivamente em ESTABILIDADE que, segundo ele, só o PS pode proporcionar a Portugal.
.
António Costa falou no seu debate com Rui Tavares, 12 vezes em "Estabilidade".
A pergunta que os portugueses fazem, aqueles que pensam pela sua cabeça, é:
- Qual estabilidade?
Será a estabilidade do empobrecimento geral, com especial incidência no empobrecimento da Classe Média e dos Reformados a que o PS nos tem conduzido desde há anos?
Só se for!
.
É que tem sido realmente essa a dita "estabilidade" que António Costa tem oferecido ao País! A estabilidade do decréscimo do dinheiro com que os Portugueses ficam no fim do mês para gastar!
Vejamos: - O rendimento médio por pessoa dos residentes em Portugal, em 2020, representa o 18º lugar entre 27 países da União Europeia. Ou seja, verifica-se uma contínua perda do Rendimento por pessoa ao longo dos anos, face ao praticado nos outros países da U.E. E a tendência é a de se continuar a verificar esta perda, se o PS se mantiver a governar com a esquerda.
.
Em Resumo:
Ou seja, na verdade a “estabilidade” que António Costa oferece é a do continuo empobrecimento da Classe Média e dos Reformados Portugueses.
É isto que os Portugueses querem? Eu não!
.
Uma outra promessa, (que nem ele acredita nela), que António Costa faz no seu Programa Eleitoral anunciado é a de aumentar em 25% os salários dos Portugueses, até 2026.
Primeira questão: - Então o Dr António Costa vai obrigar as empresas privadas a aumentar os salários? Como? Por decreto? O Governo já quer mandar nas empresas privadas, como se fazia na União Soviética e se faz ainda hoje na China? Só pode ser brincadeira, ou falta de seriedade!
Segunda questão: - Então o PS vai aumentar 25% os salários dos trabalhadores da função pública e das empresas públicas?
Em primeiro lugar com a inflação já verificada na Europa, à roda dos 5%, na verdade não haverá nenhum ganho para os trabalhadores.
Vejamos: o aumento anunciado de 25% em 5 anos (2022 a 2026) dá uma média de aumentos de 5% ao ano. Como a inflação andará perto disso, o que António Costa propõe é manter o Poder de Compra actual dos salários, apenas isso, como qualquer pessoa que perceba de aritmética sabe.
Exs: se o Preço do Pão aumentar por via da inflação, 5% ou perto, ao ano, isto quer dizer que um trabalhador que foi aumentado em 5% no seu salário, poderá apenas comprar a mesma quantidade de pão que antes do seu aumento de salário. Não ganhou nada com isso!
Ou seja, Costa não vai aumentar os Rendimentos Líquidos dos Portugueses (o dinheiro com que eles ficam para si, no seu bolso, para gastar no dia-a-dia) desagravando a Brutal Carga de Impostos. Vai manter a Carga Fiscal Brutal, tanto a directa (IRS) como a indirecta (Taxas de Taxinhas sobre os produtos e serviços) e apenas vai cobrir a inflação mantendo os portugueses no empobrecimento progressivo a que nos vem sujeitando.
Vai gastar mais dinheiro dos nossos Brutais Impostos nisso, sem ganhos para ninguém dos Portugueses comuns.
.
Nota final:
Fico espantado (ou talvez não) por a Comunicação Social, os “jornalistas”, não lhe perguntarem nada disto, nem o confrontarem com esta série de mentiras habilidosas.
Para não ser longo, desmascaro hoje apenas estas duas “promessas”.
Ao longo destas próximas semanas desmascararei as restantes.
.
Miguel Mattos Chaves