30 março 2012
A Política é uma Maçada ?
Dizem-me vários amigos e amigas
que não se querem meter no Sistema Partidário, vulgo na Política.
MAS ....
Portugal precisa de mais pessoas Sérias e Capazes, na política. Algumas já por lá andam a combater, dentro do Sistema de Partidos.
Se mais pessoas Sérias e Competentes se meterem no combate, o cenário deixa de ser comandado e deixa de estar a cargo de muitos dos corruptos e incompetentes que por lá andam.
É por dentro, Participando e Actuando, que se combate e se consegue mudar o sistema.
Não é nos cafés, no facebook, ou em casa de amigos que se muda o País e os Partidos. Pensem nisto.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
22 março 2012
PORTUGAL ... AS SETE MAZELAS VIGENTES .....
AS SETE MAZELAS VIGENTES .....
1. A INVEJA .... é o Desporto-Rei em Portugal...;
2. O ÓDIO ... é fruto da pequenez mental (lago pequeno não pode dar muito peixe grande);
3. A PREGUIÇA é a característica da maioria dos nossos dirigentes, q...ue se preocupam com o cartão de crédito e o carro e em lixar o parceiro que lhes faça sombra;
4. A GULA pelo dinheiro é o fruto mais nocivo do Cavaquismo e do nacional-saloísmo que tantos Novos-Ricos deu ao País, muitos deles oriundos do roubo/desvio de dinheiros públicos;
5. A AVAREZA acumula a parvoíce e a imbecilidade;
6. a LUXÚRIA é o fruto mais visível da desorientação e desnorte vigente Nos espirítos medíocres;
7. O ORGULHO é o apanágio dos limitados e ignorantes, muito típico EM PARTE dos pseudo-quadros urbanos;
8. A INVEJA esconde-se no remanso das conversas dos Íntimos ou pseudo Íntimos aqueles/as que não têem mais tema de conversa do que o falar MAL dos outros que lhes são superiores (embora nunca o admitam) !
A REFLECTIR SOBRE ESTAS CARACTERÍSTICAS.... QUE ME INSPIRAM PENA !!!
21 março 2012
Está tudo doido ... ou sou eu ? AGRICULTURA
A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, Afirmou Que Portugal Está «muito Empenhado em Ajudar Angola a Crescer no Setor Agrícola e Agroalimentar Através de Parcerias, Transferência de Tecnologias.....
MEU COMENTÁRIO:
Oh Srª Ministra ... apoiar Angola ???
Então com a nossa Agricultura no estado em que está
vamos apoiar a agricultura Angolana
em vez de canalizar Todos os Meios disponíveis
para apoiar a Agricultura de Portugal ????
Está tudo doido ... ou sou eu ?
O 1º Ministro culpa a RTP por fazer crescer a Dívida Pública ....
MEU COMENTÁRIO:
O Senhor 1º Ministro começou a preparação psicológica da Opinião Pública para Privatizar a RTP.
A quem interessa esta Privatização ?
... A dois grandes Partidos: ao PS e ao PSD que se vão alternando no Controlo e Poder efectivo sobre a estação de televisão.
E a dois pequenos partidos: o BE e o PCP que colonizaram as Redações do Canal 1 e do Canal 2.
Não admira, portanto, que uns e outros estejam preocupados.
Os primeiros porque querem ver se conseguem entregar a RTP a grupos da sua esfera de influência política para terem ainda mais "voz"...
Os segundos (BE e PCP) porque perdem de vez a voz em órgãos de Comunicação Social de grande expansão e audição.
E qual, na minha opinião, o Interesse Nacional ?
Mantendo um Canal público, SE devidamente Supervisionado e SE garantida uma Pluradidade (que NUNCA teve), seria uma forma de dar voz a todas as faixas Ideológicas da Sociedade Portuguesa.
Mas creio que não é isto o que vai acontecer.
Assim resta-me seguir este Dossiê com muita atenção, para ver qual o caminho e o novo Poder que se vai instalar e quem vai beneficiar com ele.
A Direita, Conservadores e os Democratas-Cristãos, no meio disto tudo, continuam AUSENTES deste quadro de Poder Informativo/Formativo/Condicionador da Opinião Pública.
E quanto a mim, que há vários anos que venho alertando para este facto, este facto dificulta a subida eleitoral deste espaço Ideológico, com evidentes perdas para o País, com perdas significativas para Portugal.
Assim se mantém uma DEMOCRACIA DEFICIENTE pois a Sociais Democratas Liberais (PSD) sucederam-se (nos últimos 37 anos) os Sociais Democratas Marxistas (PS) e vice-versa.
E a Direita, representada no CDS, tem ficado APENAS com o Papel NADA NOBRE de MULETA FRACA dos Sociais Democratas Liberais, DE VEZ em QUANDO !!! quando convém a estes últimos... e só!!!
Isto é, MAIS do MESMO, .... com os resultados que se vêem!
Público ou Privado ... penso, na minha modesta opinião, que é uma falsa questão. A meu ver o que existe é um assalto de uma faixa Ideológica a uma estação pública que devia ser plural. Portanto o que está em causa são Pessoas e SEU CONTROLO...; são formas de ORGANIZAÇÃO e seu controlo. O que há que MUDAR são as pessoas garantindo PLURALIDADE ideológica e diversidade de programação. Mas ... se calhar, meus caros amigos, estou a pedir de mais ou sou ingénuo... Talvez por isso costumo dizer que Não Me queiram para Ministro e muito menos para 1º Ministro pois muitas cabeças iriam rolar... Cumprimentos
13 março 2012
CUIDADO com a DEMAGOGIA....
CUIDADO com a DEMAGOGIA....
nem tudo o que é privado é bom ...
nem tudo o que é público é mau !!!
TUDO depende das PESSOAS que são nomeadas para os Cargos, tanto na Iniciativa Privada como na Pública.
ENERGIA e COMUNICAÇÕES são VITAIS para a SEGURANÇA da SOBERANIA de PORTUGAL como NAÇÃO INDEPENDENTE com Direito a ter um ESTADO SOBERANO....
12 março 2012
Cavaco Silva pede fiscalização da Lei sobre o Enriquecimento Ílicito...
NOTÍCIA: Cavaco Silva pede fiscalização da Lei sobre o Enriquecimento Ílicito...
MEU COMENTÁRIO: ele lá sabe porquê ...!!
tem medo de quê ?
será que tem algo a temer ?
se a Lei for Inscontitucional, mesmo que o PR a promulgue, qualquer cidadão, em Tribunal, pode suscitar a sua inconstitucionalidade, não é verdade senhor Presidente ?
É ... e V.Exª bem o sabe!
É estranho que não tenha feito o mesmo à Lei do Aborto, à Lei do Casamento dos Homosexuais....!!! Tendências ?
Graças a Deus nunca votei em si, para coisa nenhuma !!!
08 março 2012
A MINHA HOMENAGEM a ALEXANDRE SOLJENITSINE - (1ª Parte)
A MINHA HOMENAGEM a ALEXANDRE SOLJENITSINE
(1ª Parte)
Partilho hoje convosco, e nos próximos dias, um texto que escrevi em 2006, subordinado ao tema:
“Alexandre Soljenitsine e o Comunismo”
*
1. O Ambiente em que cresceu Soljenitsine
Soljenitsine nasceu na Rússia, pátria do regime comunista instalado em 1917, pela Revolução de Outubro.
Nesta Revolução de Outubro, ou Revolução bolchevique, os bolcheviques tomaram o Poder pela força, derrubando o regime Monárquico do Czar Nicolau II.
Fuzilaram o Czar, a sua mulher, os seus filhos, os seus criados e respectivas famílias.
A Rússia foi progressivamente anexando outros países até se tornar, no pós 2ªguerra mundial, na cabeça de um bloco – a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, conhecida pela sigla de URSS – de países comunistas.
O movimento bolchevique sendo no início um movimento de emancipação do povo Russo, que apregoava a fraternidade universal, após a revolução de 1917 cedo transformou o estado russo num Estado todo-poderoso, que passou a praticar a descriminação sistemática de grupos sociais ou nacionais, recorrendo a deportações em massa e, com muita frequência, a assassínios de grande parte da população que se opunha aos bolcheviques.
Esta mudança na forma de organização de poder na Rússia deu origem a um confronto ideológico entre os Países Ocidentais e os Países do Leste europeu. Conflito que se foi agudizando, mas que teve um breve intervalo com a aliança estabelecida para derrotar a Alemanha e as potências do Eixo (Itália, Alemanha, Japão).
Após 1945 e o consequente terminus da 2ª guerra o conflito político-ideológico reacendeu-se, sobretudo por causa das intenções imperialistas da Rússia.
Esta conseguiu anexar metade dos países europeus, os situados a leste, e pretendia expandir a sua influência e domínio político-militar ao resto do Mundo. Queria impor o sistema comunista como sistema de governo generalizado.
Do outro lado os países ocidentais, liderados pelos EUA, começaram a defender-se dessas intenções e a contra atacar nos domínios político-militar-ideológico.
Nascia assim a denominada "Guerra-fria" (que provocou milhões de mortos em África e na Ásia) que iria acabar em 1989 com a queda do muro de Berlim, ou segundo outros em 1991, com a implosão do sistema comunista da URRS.
O confronto ideológico deu-se entre duas visões do mundo:
a) a visão capitalista, defensora de um mundo organizado em torno das ideias de liberdade política e da livre iniciativa privada, temperada e supervisionada pelo Estado,
b) e a visão comunista defensora da liderança das massas pelos “esclarecidos guias do povo” através de uma economia centralizada e planificada, onde o direito á propriedade pertencia apenas ao Estado.
Por outras palavras, e simplificando, de um lado a democracia política e a economia de mercado, do outro a ditadura política e a economia planificada.
Mas apesar deste embate, a luta ideológica que marcou o século XX, a luta principal, deu-se entre duas ideologias: Comunismo, de um lado, e Nazismo e Fascismo, do outro lado.
Saiu vencedora da 2ª guerra a primeira, aliada ás teorias de mercado e de democracia.
Saiu derrotada a segunda, cujos expoentes únicos e máximos foram a Alemanha de Adolf Hitler e a Itália de Benito Mussolini.
Na 2ª guerra mundial a Rússia Comunista:
1) primeiro aliou-se aos Nazis, após ter assinado um Pacto de Não Agressão e de Aliança com os Nazis de Adof Hiltler – Pacto Ribentrop-Molotov – que dividia a Polónia em duas partes. Esta aliança só terminou quando a Alemanha invadiu a Rússia.
2) Após essa invasão a Rússia Comunista aliou-se, por mera necessidade de defesa do seu território e dos seus interesses, aos países do bloco ocidental, liderados pelos EUA.
E como a Rússia se juntou aos vencedores da 2ª grande guerra saiu ela também vencedora e aproveitou esse facto para escamotear as atrocidades que o seu regime praticava contra os seus próprios cidadãos e contra terceiros, naturais de outros países.
Isto com a complacência comprometida dos países ocidentais, seus aliados de ontem.
FIM da 1ª Parte ---- (CONTINUA)
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
02 março 2012
A UNIÃO EUROPEIA considera ILEGAIS as Portagens nas ex-scuts
NOTÍCIA:
A UNIÃO EUROPEIA considera ILEGAIS as Portagens nas ex-scuts:
MEU COMENTÁRIO:
se considerarmos que a maioria das Auto-Estradas dos países Europeus não têm Portagens, não seria de esperar outra Decisão da União Europeia.
Aliás acho absurdo portagens em A.E.'s pelas seguintes 8 razões:
(1) As estradas seguras são um BEM PÚLICO;
(2) quanto mais seguras, menos acidentes, menos feridos, menos mortes.
Cumpre ao Estado providenciar este bem ESSENCIAL de SEGURANÇA;
(3) As Estadas e A.E's não Existem para dar LUCRO, existem para PRESTAR SERVIÇO à População;
(4) Existem para facilitar a MOBILIDADE de Pessoas e Bens;
(5) Portanto, Não Deve caber à iniciativa privada a sua exploração;
(6) os Impostos sobre os Automóveis, e os Impostos sobre os Combustíveis devem SERVIR para PAGAR a Construção e Manutenção destes BENS PÚBLICOS SEGUROS;
(7) DONDE de Duas Uma: ou o Estado tem Dinheiro para Construir e Explorar A.E´s ou Não o tem! Se o tem Constrói, se Não tem dinheiro ... não constrói.
Assim MANDA a BOA GESTÃO dos DINHEIROS provenientes dos NOSSOS IMPOSTOS;
(8) Por isso É INADIMISSIVEL que haja Parcerias Público-Privadas em que os Privados TÊM LUCROS provenientes de um BEM PÚBLICO e o Estado arca com os prejuízos.
À VOSSA REFLEXÃO
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
Subscrever:
Mensagens (Atom)