08 julho 2015

Soluções para a presente Crise da União Europeia

As possíveis Soluções para a presente Crise da União Europeia
...
Dado o arrastamento do processo negocial, que já está para além do razoável deixo aqui três pistas:
...
Porque não pensarem numa de três situações:...
(A)- Estabelecimento de um mecanismo de compensação semelhante aos existentes dentro dos Estados que têm uma única moeda, como a Grã-Bretanha (de que Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte fazem parte), reequilibrando centralmente os orçamentos das diversas Economias do Euro, se houver desequilíbrios nas mesmas?
...
(B) Estabelecer um novo mecanismo para o Euro, contemplando duas paridades reportadas a Economias fracas e a Economias fortes, possibilitando a cada grupo estabelecer a sua paridade face a outras moedas internacionais e assim manter as suas capacidades diferenciadas de concorrencialidade no sistema internacional?
….
(C) Estabelecer mecanismos de suspensão eventual do Euro num País, (de forma controlada - inserindo-o de novo no Sistema Monetário Europeu), que o deseje de forma a possibilitar a requalificação da sua economia?
...
Bom, dados os acontecimentos, não creio que os políticos europeus tenham capacidade para pensar estratégicamente nestas possibilidades, nem de admitir que o Euro é um erro colossal, (tal como foi concebido) pois estão demasiado apenas preocupados com o que diz a comunicação social do dia seguinte e porque não querem admitir o seu erro original.

Será que o medo de perderem eleições internas, ou seja a "política da mercearia" já supera a questão da perda do Bem Comum dos Cidadãos dos Vários Estados e as questões Geopolíticas e Geoestratégicas?
...
Vamos ver.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

Sem comentários: