20 fevereiro 2017

a Pós-Verdade ... verdade? mentira? ...

Os “filtros” ao serviço da “PÓS-VERDADE”
...
Aqui partilho o meu EDITORIAL do dia 10 de Janeiro, dada a sua actualidade. Boa leitura.
...
Nos últimos dias de 2016, e nos primeiros dias deste ano, várias questões muito interessantes foram suscitadas quer no espaço nacional, quer no plano internacional.
...
Elegi como primeira a afirmação de Pacheco Pereira de que está a surgir uma situação, que ele classificou de pós-Verdade”.
Queria este intelectual da política portuguesa referir-se ao cada vez mais notório fim do monopólio noticioso dos órgãos diários, de comunicação social tradicionais.
...
E expressou mesmo o receio de que os novos meios (Internet e Redes Sociais) assumam cada vez mais um papel de relevo nesta matéria.
Tentando minorar a sua importância real, Pacheco Pereira discorreu sobre o assunto dizendo, nomeadamente, que tudo o que aí é veiculado seria, na sua maior parte, mentira ou notícias falsas.
Percebo bem o seu incómodo.
...
Como comentador político, Pacheco Pereira tenta, como muitos outros, demonstrar que sem “os filtros” que ele diz existirem nos órgãos tradicionais, corre-se o risco de a verdade ser desvirtuada ou mesmo verificar-se a supremacia da mentira.
...
Em primeiro lugar, gostaria de retorquir a Pacheco Pereira que, se é verdade que existe alguma mentira nesses meios, também é absolutamente verdade que aí aparecem notícias que são escondidas do público, e comentários, análises, opiniões elaboradas por pessoas muito capazes, e instruídas, a quem os “órgãos tradicionais” não dão voz, por estas serem contrárias ao “politicamente correcto” e ao politicamente alinhado com os interesses de certos grupos políticos dominantes, e de certos lobbies financeiros.
...
Os “filtros” de que ele fala (leia-se jornalistas ou comentadores) são exactamente aquilo de que os cidadãos estão fartos, pois os órgãos tradicionais há muito tempo que deixaram de ser livres e tentam impor apenas os seus pontos de vista.
Coarctam, portanto, a apregoada Liberdade de pensamento e de expressão.
...
Exceptuando o caso do semanário, "O Diabo" a verdade é que há muito poucos mais órgãos de comunicação social que sejam livres, e isso incomoda a, até aqui, “capacidade” de certos meios de formatarem a cabeça dos cidadãos, sem que estes tenham a possibilidade de ler, ou ouvir, outras versões dos factos.
...
Caso para dizer - é a vida, caro Dr. Pacheco Pereira!
Foi ainda “enternecedor” ver a concordância também de Lobo Xavier e de Jorge Coelho nessa matéria.
Percebe-se bem porquê!
...
Uma outra questão tem a ver com o debate que, ao contrário do que devia ter acontecido, está a ser a extrema-esquerda a suscitar, na sociedade portuguesa.
...
A direita, conservadora e democrata-cristã, que teve esta iniciativa nos anos de 1990, parece completamente esquecida de que esta era uma “bandeira” sua. Ao invés de suscitar novamente a discussão, mantém-se calada.
...
Refiro-me naturalmente à questão do Euro e da necessidade de haver um debate aberto na sociedade portuguesa sobre o tema, que é cada vez menos consensual.
...
Por aqui, e sem os “filtros” dos tais comentadores televisivos, temo-lo feito e continuaremos a acolher e a incentivar este debate, que reputamos de essencial, e que nunca foi feito junto dos portugueses, mais a mais tendo em conta os danos que a moeda única tem provocado na economia de Portugal.
...
A nível internacional, a verificação de alguma irresponsabilidade de atitudes do Presidente cessante dos EUA, que está a causar muitos danos a este país que, não fora a sua próxima substituição, poderiam levar a graves acontecimentos de tensão na cena internacional.
...
Refiro-me à irresponsável atitude de Obama de hostilidade face à Rússia (Cristã-Ortodoxa) e à tentativa de condicionar o mandato do novo Presidente eleito.
...
Apetece-me perguntar aos “filtros” acima referenciados: então os eleitores americanos eram inteligentes e sábios quando elegeram Obama para dois mandatos, e agora passaram a ser estúpidos e ignorantes por elegerem Donald Trump?
...
As atitudes de irresponsabilidade, sem precedentes na história de transição de Presidentes dos EUA, ultimamente tomadas por Obama, levam-me a suspirar de alívio pela sua saída, e dos seus colaboradores, do comando da mais poderosa nação do planeta.
...
Ainda na cena mundial um outro acontecimento tem a ver com a “desaparição”, dos telejornais e jornais, da situação na Síria após a conquista de Aleppo pelas forças governamentais e pela clara assunção de supremacia política assumida pela Rússia, na região. ...
...
Ao invés de televisões de vários países ocidentais, em Portugal passaram apenas breves imagens do contentamento, demonstradas pela população de Aleppo e em várias outras cidades sírias, pelo acontecimento.
...
A entrevista da Freira Espanhola que vivia em Aleppo também só passou uma vez nos meios tradicionais (RTP 1).
Felizmente que os cidadãos puderam vê-la, e ainda podem, no Youtube, Facebook e outros meios da “pós-verdade”, onde esta desmente de forma clara e inequívoca as “verdades” dos “filtros tradicionais”, e desmascara sem meias palavras os causadores da tragédia síria.
...
Estes e outros acontecimentos continuarão em 2017 a ocupar muitas das mentes honestas que subsistem no panorama informativo português, como é o caso do semanário "O Diabo", e terão muitos desenvolvimentos que será muito interessante de seguir.
...
Estes, a par dos resultados das várias eleições, em França, na Holanda, em Itália e na Alemanha, poderão, a par dos EUA, provocar grandes mudanças no mundo em que vivemos. ■
...
Miguel Mattos Chaves
Director do semanário "O Diabo"
Doutorado em Estudos Europeus

Sem comentários: