23 março 2019

Aos Conimbricenses e Figueirenses


MENSAGEM

Aos Conimbricenses e Figueirenses
 
COIMBRA e a FIGUEIRA DA FOZ, a continuarem neste caminho, estão a caminhar para a sua
- - Irrelevância e Decadência. - -
Muitos dos meus amigos de juventude e familiares, habitam na cidade de Coimbra e na Cidade da Figueira da Foz.
Ouço com pena, constantemente os seus “desabafos” tristes e revoltados, sobre o caminho que as duas cidades estão a tomar, de há pelo menos 20 anos a esta parte.
Queixam-se, (nesta matéria a critica é unânime), dos fracos e incompetentes Autarcas (Presidentes de Câmara) e das suas Políticas Desastrosas.
Em Coimbra e na Figueira da Foz.
O que me vai na Alma é que isto se passa logo nas duas cidades onde o meu Pai nasceu, brincou, estudou, namorou (a Figueira);
Cidades onde o meu Bisavô materno, Avô paterno e o meu Pai tiraram o curso de Direito (Coimbra);
cidade onde parte da minha Família paterna viveu e ainda vive.
Coimbra onde fui a muitos jogos da "Briosa", onde assisti a muitas "Serenatas", onde eu queria tirar o meu Curso superior (o que não veio a acontecer pois acabei por tirar em Lisboa) pois o ambiente estudantil era peculiar e deixava saudades a todos os que por lá passavam (Universidade).
Figueira onde passei as minhas férias de Verão durante anos e onde agora estou a prestar serviço cívico e político.
Mas constato com grande tristeza, que actualmente são Duas Cidades a caminho da Irrelevância total.
...
E desculpem-me o desabafo: - Isto acontece por culpa do Voto dos seus Residentes.
É fácil atirar as culpas para “os políticos”, ... MAS alguém os lá pôs com o Voto!
Enfim tudo isto me faz … “doer a Alma”, ... pelo menos a mim, por se tratar de Duas Cidades Lindas!
E lanço duas perguntas aos Conimbricenses e aos Figueirenses:
...
(1ª). - Será que Coimbra está destinada a dar razão ao estribilho:
- "Coimbra tem mais Encanto na Hora da Despedida"?
(2ª). - Será que a Figueira da Foz, outrora esplendorosa, está a caminho de se tornar na prática, uma aldeia irrelevante?
Será isto inevitável?
Para Mim … Não!
Basta que as pessoas que residem em Coimbra e na Figueira decidam, (em próximas eleições com o seu voto), que este estado de coisas tem que acabar!
É a ÚNICA arma de mudança que têm ao seu dispor.
Por mim estou disposto a ajudar.
Bom fim-de-semana.
Saudações Cordiais
Miguel Mattos Chaves



Sem comentários: