30 outubro 2016

Quem nos trouxe a Crise Financeira?

EDITORIAL – 25-10-2016 –
Semanário “O Diabo”
...
Quem nos trouxe a Crise Financeira?
...
Resumirei esta questão de uma forma o mais simples possível, despida de tecnicidades e academismos, para que seja entendida no essencial.
...
Em meados da década de 1980, dada a moda vigente, difundida pela “escola” liberal de Chicago, onde pontificavam Alain Greenspan e outros, de se implantar um modelo de sociedade nunca experimentado na sua plenitude, surgiu um movimento de liberalização dos Mercados Financeiros (Bolsas, Bancos, Sociedades Financeiras de Investimento, etc.).
...
Por tal facto, este "mercado" ficou sem Regulamentação apertada, como até aí, e passou a usufruir de um poder excessivo. Isto por culpa do Poder Político, que se demitiu de supervisionar o sistema.
...
E desde aí, até 2008, andou-se a "jogar" com produtos financeiros intangíveis e artificiais que só geram riqueza ou perdas para quem os compra e vende, não gerando directamente nenhuma riqueza para a economia real das Nações.
...
A esses produtos, com conteúdos diversos, deu-se o nome de Derivados, Futuros, Obrigações, etc.
Dando o nome às coisas: apenas “papel” que baseou o seu valor na Confiança dos seus compradores. Isto é, tudo se baseou em que as pessoas acreditavam que esses “papéis” valiam o que diziam. E essa “confiança” foi sendo vendida às pessoas pelos Bancos e outras entidades financeiras.
...
E estes andaram a jogar com os mesmos, valorizando-os ou desvalorizando-os, segundo os seus interesses de cada momento e o interesse de quem os emitia.
...
Com estas práticas baseadas em "jogo" puro e duro entre a oferta e a procura de bens intangíveis, neste caso puramente artificiais, triliões de dólares ou euros desviaram-se do investimento reprodutivo, que cria empregos e riqueza, para as “apostas” na subida ou descida dos mesmos.
...
Os mais ingénuos e incautos, as pessoas normais que acreditaram nos “conselheiros” dos bancos, perderam.
Os que sabiam o que andavam a fazer e dominavam o “sistema”, na sua maior parte, mas mesmo assim nem todos, ganharam.
...
Ora é sabido que o dinheiro não é infinito. Se astronómicas somas foram desviadas para este “mercado”, é evidente que teriam que começar a faltar (ou a diminuir drasticamente) capitais para investir na indústria, no comércio, na agricultura e nas pescas, que são as fontes mais seguras de criação de empregos estáveis e de enriquecimento das sociedades, no seu conjunto.
...
Era por demais evidente que tal “jogo” teria os seus dias contados; que às tantas, algures no tempo, um ou mais do lado dos ditos “peritos” iria perder. E veio a falência do Leman Brothers, um enorme banco americano, que arrastou outros bancos e sociedades financeiras, na sua queda.
...
A partir daí, a tal Confiança desapareceu.
...
Em resultado disso, os Bancos ficaram com “papel”, a que chamavam pomposamente “produtos financeiros”, que passaram de repente a valer menos 50% do que diziam, ou mesmo que passaram a valer zero.
...
Ora os anteriores valores estavam inscritos nas suas contas. Por exemplo, os que valiam 100 euros/dólares, passaram a valer 50 ou mesmo zero.
Esta situação provocou a deterioração das contas e balanços dos bancos e restantes agentes deste mercado.
...
E quando se esperava uma reacção forte e decidida dos Poderes Políticos sobre as fraudes, abusos e artificialidades cometidas pelo sistema, eis que só os Estados Unidos tomaram algumas destas medidas, e mesmo assim não todas as que deveriam ter tomado.
Resultado: os bancos, na sua esmagadora maioria, tiveram que ser “recapitalizados”.
...
Ora só precisa de ser recapitalizado quem perdeu capital. De onde vem o capital dos bancos? Dos indivíduos, ou das empresas. Ou seja, o nosso dinheiro.
...
Para além desta situação, o Poder Político, desde meados da década de 1990, dado o dinheiro fácil assim angariado pela Banca, e os baixos juros praticados, passou a pedir empréstimos ao sistema, de forma pouco prudente e consciente, para tudo e para nada (rotundas, fontanários, pavilhões gimnodesportivos, auto-estradas, etc.) sem cuidar do futuro.
...
Isto sem fazer o que deveria ter feito: fomentar a Economia real, em apoio às empresas, a novas empresas, à indústria, às pescas, à agricultura.
Isto a troco da conquista dos votos das populações que queriam conquistar.
...
E chegámos aonde chegámos, não só em Portugal, como na maioria dos países ocidentais.
...
É preciso sair desta situação. Mas infelizmente não vejo ninguém, nem cá, nem na União Europeia, com envergadura de Estadista, que tenha a capacidade e vontade política e técnica para modificar esta situação e evitar que ela se repita.
...
Mas como a esperança é a última a morrer, resta-me mantê-la.
...
matos.chaves@gmail.com
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves
 

Sem comentários: