20 janeiro 2017

Portugal e o Futuro

O que é preciso Fazer
para Portugal Crescer?

...
Já desde há 6 anos que venho publicando algumas das minhas propostas, com o objectivo de suprir aquilo que os Partidos não fazem: - Medidas concretas, para atingir Resultados concretos.
...
No fundo, e em síntese, aquilo que eu, e a minha equipa, faríamos se fossemos Poder, para melhorar a vida dos Portugueses e tornar o nosso País mais relevante na cena internacional.
...
Deixo-vos aqui uma pequena síntese:
...
(1) Estado Previdência - manter as 3 funções do Estado Previdência enunciado por Bismark, e levado à prática pelos Conservadores europeus, no pós-guerra, a saber:
...
(a) quando uma pessoa está doente, será tratada. Admito que para os rendimentos familiares acima dos 3.000 euros líquidos, as pessoas sejam chamadas a participar nos custos da saúde com 20% a 30% das despesas;
...
(b) quando uma pessoa se vê involuntariamente desempregada, receba um subsídio de desemprego, durante um período de tempo que será tanto maior quanto a sua idade e descontos efectuados;
...
(c) quando uma pessoa atinge a idade de reforma receba uma pensão que lhe permita ter uma vida digna, mas com um mínimo de 33 anos de descontos.
...
(2) Estado Social- reduzir ou eliminar as comparticipações do Estado na Educação para pessoas com rendimentos mensais acima dos 3.000 euros líquidos/mês.
...
Abaixo destes rendimentos instaurar o cheque educação, sobretudo no Ensino Superior em que o aluno só começará a pagar esse adiantamento quando tiver um emprego estável com remuneração acima dos 2 salários mínimos numa percentagem que não poderá ultrapassar os 20% do seu rendimento mensal.
...
(3) Soberania - racionalizar as funções que competem ao Estado Soberano, mantendo-as na exclusiva dependência pública e suportadas pelo Orçamento Geral do Estado. Procurar que estas funções sejam reorganizadas tendo em vista que são funções de Soberania face a terceiros e como tal inalienáveis.
Diversificação das dependências internacionais de Portugal, de forma a recuperar alguma autonomia e a recuperar o direito à autodeterminação, em sede de:
- Políticas de Segurança e de Defesa, Política Externa, Política Orçamental, Política Câmbial, Política Monetária, Política de Justiça e Assuntos Internos.
...
(4) Economia - Medidas Concretas necessárias para o início do Desenvolvimento Económico e a Criação de emprego, tais como:
...
(a) Recriação do Banco de Fomento para apoio e financiamento integral de Novos Projectos Industriais; Ou seja, a restauração de um Banco de Investimento, separado da banca comercial e de retalho, dedicado exclusivamente a apoiar Novos Investimentos privados, que criem novos empregos, novos produtos e serviços;
...
(b) Concessão de um Crédito Fiscal a 100% aos Lucros das empresas que sejam reinvestidos em equipamentos, ou instalações dedicadas à produção, ou que criem mais 20% dos empregos permanentes pré-existentes na empresa, nos 2 anos a seguir ao lucro verificado;
...
(c) Descida do IRC para Novos Projectos Industriais, Agrícolas e de Pescas, progressivamente.
...
Isto é no 1º ano a empresa pagará apenas 80% da taxa média, no 2º ano 60%, no 3º ano 40% e a partir do 4º ano (se mantiver Todo o Emprego), 35% da taxa média em vigor.
...
(d) Proibição/desincentivo das práticas de Dumping (como aliás está estabelecido) com agravamento das multas até metade do Capital Social das empresas que o pratiquem;
...
(e) Limitação dos Spreads dos empréstimos às empresas, por parte da Caixa Geral dos Depósitos e do novo Banco de Fomento, a 2 pontos percentuais e eliminação da possibilidade da cobrança de comissões bancárias aos empréstimos que se reportem a novos investimentos.
...
(5) Finanças:
...
(a) renegociação dos prazos de pagamento da Dívida Externa para um período não inferior a 50 anos;
...
(b)renegociação dos spreads dos Juros da Dívida Externa para 0,5%, junto do BCE, FMI e UE.
...
(c) Reativação dos Certificados de Aforro, com Taxas atraentes para os particulares de forma a captar financiamento privado às actividades do Estado;
...
(d) suspensão/eliminação das rendas excessivas das PPP's e EDP.
...
Estas são apenas algumas Propostas Concretas que aqui deixo para seu conhecimento.
...
Melhores cumprimentos.
Miguel Mattos Chaves

Gestor de Empresas
Doutorado em Estudos Europeus
Auditor de Defesa Nacional
Director do semanário O Diabo

Sem comentários: