08 maio 2017

BOM SENSO ... MAU SENSO?

CONVITE - A REFLECTIR

Exmª Leitora e amiga,
Exmº Leitor e amigo,

(1º). – SE Convido alguém a vir a minha casa:

Se eu convido para minha casa uma pessoa, espero que essa pessoa convidada respeite as regras da minha casa onde entra, os meus costumes, e se comporte de forma educada, respeitando-me, como dono da casa, para onde foi convidado/a.

Se convido alguém para almoçar ou jantar, é a ementa que eu preparei que será servida.
Certo?
Seria estranho que a/s pessoa/ que viesse a minha casa me dissesse:
- não gosto do que me ofereces, quero antes o prato Xis ou Y, portanto vai cozinhar isso que eu não quero o que me ofereces.

O que é que você faria, nesta situação?
Eu sei o que faria: - convidava o meu convidado a sair de minha casa, de imediato.

Por meu lado, dono da casa, espera-se que receba bem, educadamente, e respeite os meus convidados. Por isso convidei a/s pessoa/s

Mas as regras, as normas de comportamento, os costumes, são as minhas, as suas, como donos da casa.
São os donos da casa que definem as regras, na sua casa.
Ou não?

Sendo isto uma constatação de mero senso comum, tal tem como efeito prático que, desta forma, é proibido aos convidados violarem as regras da casa de quem os convidou, tentarem impor regras diferentes das dos donos da casa, tentarem impor a estes costumes diferentes.
...
Quem manda em sua casa?
Você ou o/s seu/s convidado/s.
...
Fica claro?
Ou isto não faz sentido para si?

(2º). – Vir a minha casa, sem minha autorização ou sem ser convidado?

Alguém admite que outra pessoa entre em sua casa sem ser convidado ou sem o/a dono/a da casa ter vontade de a receber?
Creio que a resposta é clara: Não!

Se você encontrar alguém em sua casa, que não tenha sido autorizado, ou convidado a nela entrar, ou a nela permanecer, considera que essa pessoa assaltou a sua casa, ou nela entrou sem a sua autorização e, em resultado disso, expulsa-a convidando-a a sair.

No caso dela se recusar a abandonar a sua casa, de forma voluntária, chama a polícia para que esta expulse a pessoa que entrou na sua casa sem sua autorização.
Ou não?

(3º) Adaptando estas regras simples, de apenas bom senso, e da mais básica educação, a PAÍSES:

- PRIMEIRO: para vir para o meu país, ou vem convidado ou vem obedecendo às leis de entrada no mesmo.
Isto é, vem … mas legalmente!
Isto é, tem que cumprir as regras de acolhimento do país!
Isto é, cumpre as formalidades para vir!

- SEGUNDO: não sendo autorizado a vir, ou entrando em violação das leis em vigor no país, fica numa situação de ilegalidade e, portanto sujeito/a a ser expulso/a, e neste caso com toda a razão.

- TERCEIRO: se vem legalmente, cumprindo as leis, é bem-vindo/a.

- QUARTO: se vem legalmente, mas depois de cá estar, viola as leis em vigor no país, cometendo crimes, quer dizer que não respeita quem o acolheu.
Neste caso, além de ser condenado, deve ser expulso.
Ou não?

- QUINTO: se vem ilegalmente, isto é, não cumpriu as leis de acolhimento e regras de entrada, e mesmo assim, depois de cá estar, viola as leis em vigor no país, cometendo crimes;
- quer dizer, que não respeita quem o acolheu;
- além de condenado pela Justiça, deve ser expulso;
- pois além de ter entrado sem autorização;
- permaneceu sem autorização, está ilegal;
- e ainda por cima cometeu crimes.
Ou isto não faz sentido, para si?

CONCLUSÃO: como tudo isto me parece lógico, e simples, as conclusões creio que são igualmente simples e lógicas:

- A Imigração Ilegal deve ser punida com a expulsão imediata, mal a situação é detectada;

- O Imigrante Ilegal que, ainda por cima, cometa crimes contra a sociedade que o acolheu, demonstrou além de tudo o mais uma falta de respeito absoluto por quem o acolheu, e está ainda por cima ilegal;

- O Imigrante legal, que cumpriu as regras de entrada, mas que desrespeitou a sociedade, (a casa), de quem o acolheu e cometeu crimes,
. deve ser igualmente condenado e expulso,
. por violação da lei e das regras da casa que o acolheu;
Ou não?

Por mim, sei as respostas, tal como penso que a maioria esmagadora das pessoas de bom senso, também as sabem!

Mas deixo ao Vosso critério as respostas!

E, já agora, comparem as vossas respostas, com as de várias pessoas que, no mundo inteiro, as têm dado.

E já agora, comparem as vossas respostas, com as de vários políticos,
- e vejam lá com quem é que concordam!

Creio que este é um bom exercício mental para cada um de Vós! Reflictam, pensem sobre os que Vos têm dito.
Desafio-vos assim, a pensar sobre este tema!
Tirem as Vossas próprias Conclusões!


Boa semana!

Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

Sem comentários: