17 fevereiro 2014

ACTUALIZAÇÃO do PERFIL de MIGUEL MATTOS CHAVES

Google

DOUTOR MIGUEL FRANCISCO LOUREIRO DE MATTOS CHAVES

1. O Doutor Miguel Francisco Loureiro de Mattos Chaves é natural de Lisboa.

Foi dirigente associativo na APICER (Associação dos Industriais de Cerâmica Utilitária e Decorativa e na Associação dos Antigos Alunos de Estudos Europeus da Universidade Católica, bem como membro de diversos clubes ligados ás letras e ás ciências sociais.

No âmbito da APICER pertenceu ao Grupo de Trabalho para a Internacionalização da Fileira Casa (colaboração da APICER com o IAPMEI).

Ainda no âmbito associativo foi Tutor Técnico no Programa de Jovens Técnicos para a Indústria do LNETI.

2. É Doutorado em Estudos Europeus (vertente de Economia) pelo Instituto de Estudos Políticos da
Universidade Católica de Lisboa.

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e em Marketing pelo Advanced Institute of Marketing – Arthur K. Watson – La Hulpe – Bélgica, tem um Master profissional em Gestão Comercial e Marketing, ministrado pela Development Systems e um Mestrado em Estudos Europeus, (vertente de Economia) pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica de Lisboa.

Tem, também, o Curso de Defesa Nacional, ministrado pelo Instituto da Defesa Nacional e o Diploma do Programa de Alta Direcção de Empresas da A.E.S.E.

Foi Professor Convidado do I.A.D.E. de Lisboa, no Curso Superior de Marketing e Publicidade e pertenceu ao seu Conselho Pedagógico em 1992 e 1993.

3. Leccionou as cadeiras de Marketing I, Marketing II, Marketing III e Auditoria de Marketing, no Curso Superior de Marketing e Publicidade de 1986 a 1993, e de Introdução ao Marketing no Curso
Superior de Design, do mesmo Instituto.

4. Autor de duas obras científicas sobre as questões europeias: “Portugal e a Construção Europeia – Mitos e Realidades – 1947 a 2000) editado em 2005 e “As negociações de Adesão de Portugal à CEE – 1977 a 1985” editado pela Almedina em 2013, colaborando com vários artigos em mais duas, publicou mais de 100 artigos na área da Gestão. Publicou também artigos sobre Assuntos Europeus, sobre a Estratégia, sobre o Mar e sobre o Turismo.  

4. Em 1975 iniciou a sua actividade profissional na Dun & Bradstreet, tendo posteriormente dirigido várias empresas, em diversos níveis, progredindo de Director Comercial (e seu 1º Director em Portugal), da cadeia Méridien (Grupo Air France à época), Director de Marketing da Nacional, SA (FMCG - empresa industrial do sector agro-alimentar, até Director-Geral de empresas como o Grupo Dimensão SA, (Retalho de produtos de Design de origem Internacional da fileira casa), a Secla, SA (fabricante e exportador de Cerâmica Utilitária e Decorativa - FMCG) e de uma empresa de comunicação publicitária e de consultoria – Score Branding.

Analista político e colaborador-jornalístico na imprensa regional de 1995 a 2009, recebeu dois Primeiros Prémios, em 2007 e 2008, pelos seus artigos, respectivamente, sobre “Assuntos Europeus e sobre “Estratégia para o Mar”.

5. Foi, também, Consultor de várias empresas comerciais e industriais.

6. A nível do sector  político, exerceu várias funções no Partido Popular – CDS-PP, entre as quais o de Director de Marketing (1993/1995), Porta-Voz para o sector do Turismo (1995-1998), Membro da Comissão Política Concelhia de Lisboa (1994-1997).  Fez ainda parte do Gabinete de Estudos e foi Coordenador do sector do Turismo entre 2005 e 2007 tendo exercido posteriormente as funções de Secretário-Geral Adjunto (2009-2010), vogal do Conselho Nacional (2005-2010), membro da Comissão Política Nacional (2005 a 2010).

7. Produziu mais de 120 conferências em Portugal e no estrangeiro sobre o Marketing, a Estratégia,
Assuntos Europeus, Política nacional e internacional, Estratégia empresarial e Gestão da Mudança.

8. É actualmente Investigador na Universidade Católica (Programa LIAM – Assuntos do Mar) e Consultor de Estratégia da Score Branding.
Enviar um comentário