14 janeiro 2015

Estará a Civiização Ocidental em Decadência ?

A Teoria do Relativismo, a coberto de uma enviesada noção de Liberdade, está progressivamente a destruir a civilização ocidental em geral e a Europeia, em particular.

Tudo é relativo, tudo é permitido desde que não se coarte a liberdade total e sem regras de alguns grupos. E isso só poderá levar, na minha opinião, *à revolta dos que se sentem agredidos e desrespeitados naos seus valores nas suas crenças, enfim na sua Liberdade de acreditarem no que querem e seguirem os princípios em que forma educados e que defendem.

Apenas partilho aqui dois pontos concretos para a reflexão dos leitores e meus concidadãos:

1-      A SEGURANÇA e a DEFESA... conceitos mal tratados na Europa dos 29

Os acontecimentos de Paris, que qualquer cidadão normal deve repudiar veemente põem a nu uma verdade incómoda:

- os Estados Europeus continuam com a mesma política inconsciente que levou a França a ser invadida fácilmente em 1939 e facilitou o despoletar da 2ª Grande Guerra.

Os países europeus não investem em Segurança, desinvestem em Defesa.

 O orçamento europeu, nestes capítulos pouco excede os 1% do respectivo PIB.

Em contraponto a esta situação, os EUA investem mais de 3%.

E os europeus habituaram-se, desde o final da 2ª Guerra mundial a "descansarem" a sua Segurança e a sua Defesa nos aliados do além-Atlântico.

A Europa Comunitária facilitou mesmo o acesso ao seu espaço, sem grandes critérios de controlo ao abrigo de uma denominada livre circulação, a cidadãos de países terceiros.

Ou seja a cúpula política dos países da Europa comunitária, assumiu que a Paz de Kant (a Paz Eterna) tinha chegado e que podia baixar as suas guardas.

E influenciaram mesmo as suas populações, pelo menos as menos informadas, o que tem levado a que quando os Estados compram aviões de Guerra, submarinos, barcos de Guerra, etc..etc.. equipamentos de vigilância, equipamentos de controlo policial de manifestações perigosas, etc..etc..  logo inúmeros cidadãos se entretêm a dizer que é um escândalo, que esses meios só servem para passear, e outros disparates do mesmo calibre.

O resultado de todo este quadro resumido, é que os Poderes Políticos, sobretudo a partir dos acontecimentos e manifestos do Maio de 1968, se começaram a revelar fracos, e pouco ou nada apoiados pelas suas opiniões públicas ou publicadas. Cederam e deixaram de comprar equipamentos de Defesa e de Segurança, não investem nestes campos da Soberania, ou seja não melhoram a capacidade de dissuasão dos Estados face a potenciais ameaças, sejam elas o narcotráfico, a eventual proliferação de armas químicas e biológicas, o trânsito ilegal de armas, o terrorismo organizado ou espontâneo, e eventuais ameaças clássicas.

E assim a UE tem assistido (apenas com discursos mais ou menos inflamados, mas a que não se segue nenhum fortalecimento prático dissuasor de acções terroristas ou semelhantes) atentados em Madrid, em Londres, em outros lugares e agora em Paris, onde movimentos estranhos à sua cultura, religião de base, costumes, se podem movimentar livremente, práticamente sem regras.

E agora, face aos últimos acontecimentos de Paris, os Governantes vêm "chorar lágrimas de crocodilo" por mais um funesto e bárbaro acontecimento como o da capital francesa.

Até quando?

Quando perceberão que as Forças Armadas e as Forças de Segurança devem existir, ser bem equipadas e treinadas para se tornarem verdadeiramente dissuasoras deste e doutro tipo de acções?

2-      REFLEXÃO sobre a HIPOCRISIA... e a LIBERTINAGEM

Confesso que a minha paciência se esgotou e há coisas que não posso deixar de dizer embora sem insultar ninguém e sem amachucar ninguém, lembrando apenas alguns princípios de BOM SENSO!

- Liberdade - fala-se muito, para justificar até o injustificável, nesta palavra-ideia cujo conceito parece de há muito esquecido.

Ora a minha Liberdade acaba quando começa a Liberdade de outrém! Se eu tenho direito à Liberdade, os outros também o têm. Logo não posso Violar a Liberdade dos Outros mas também não posso permitir que Violem a minha Liberdade.

Parece-me isto muito claro e um bom princípio de convivência pacífica da sociedade.

- Respeito – Esta palavra-ideia tem conteúdo neste quadro mais lato de liberdade.

Quero com isto dizer que Não há verdadeira Liberdade sem se respeitarem os outros.

Se eu insultar gravemente alguém estou objectivamente a Violar a Liberdade e a Integridade do outro, seja através de agressão física ou sentimental, insulto, enxovalho, ou outra forma de Violência Objectiva (aquela que fere fisicamente ou sentimentalmente a outra pessoa).

Daqui deriva que, na minha opinião livre:

- Não há inocentes !

 - Quem Insulta, viola a Liberdade do outro;

- Quem Fere ou Mata viola gravemente a Liberdade do outro.

É uma questão de Grau.

AMBOS os comportamentos são GRAVES e VIOLAM:

- a LIBERDADE com RESPONSABILIDADE que DEVE ser o slogan máximo da Democracia, caso contrário entramos na Libertinagem (sob a capa de Liberdade) onde uns usam a Caneta como Arma e outros usam a Arma como Caneta.

Na normalidade da convivência civilizada, quem entra em casa (ou País) de alguém TEM obrigatóriamente que cumprir as Regras em Vigor nessa casa/país, mesmo que só e apenas por Boa Educação.

Quem Recebe em sua casa/país, tem que receber bem, educadamente, sem insultar, mas não deixando que as suas regras (da sua casa) sejam violadas ou modificadas a belo prazer de quem entra.

Parece-me de ELEMENTAR bom senso.

Felizmente ainda existem na comunidade internacional países com bom senso nesta matéria. Aconselho a estudarem o caso da Noruega e da Austrália.

No mais, e face a tantos comentários televisivos dos comentadores do regime, estou farto de tanta hipocrisia em nome da "Liberdade de Expressão"

Para mim, seria bom que se fizesse uma reflexão séria e aprofundada sobre os temas que aqui deixo, para que a Europa e o Ocidente não caminhem, enquanto civilização, para a sua extinção.

Melhores cumprimentos

Miguel Mattos Chaves

 

Miguel Mattos Chaves

Gestor

Doutorado em Estudos Europeus (dominante: Economia)

Auditor de Defesa Nacional



 

 

 

Sem comentários: