07 janeiro 2015

SEGURANÇA e DEFESA ... conceitos mal tratados na Europa dos 29

Os acontecimentos de Paris, que qualquer cidadão normal deve repudiar veemente põem... a nu uma verdade incómoda:
- os Estados Europeus continuam com a mesma política inconsciente que levou a França a ser invadida fácilmente em 1939 e facilitou o despoletar da 2ª Grande Guerra.
..
Os países europeus não investem em Segurança, desinvestem em Defesa.
..
O orçamento europeu, nestes capítulos pouco excede os 1% dos respectivos PIB.
Em contraponto a esta situação, os EUA investem mais de 3%.
E os europeus habituaram-se, desde o final da 2ª Guerra mundial a "descansarem" a sua Segurança e a sua Defesa nos aliados do além-Atlântico.
..
A Europa Comunitária faclitou mesmo o acesso ao seu espaço, sem grandes critérios de controlo ao abrigo de uma denominada livre circulação, a cidadãos de países terceiros.
..
Ou seja a Europa assumiu que a Paz de Kant (a Paz Eterna) tinha chegado e que podia baixar as suas guardas.
..
Os Estados compram aviões de Guerra, submarinos, barcos de Guerra, etc..etc.. equipamentos de vigilância, equipamentos de controlo policial de manifestações perigosas, etc..etc.. e logo inúmeros cidadãos se entretêm a dizer que é um escandalo, que esses meios só servem para passear, e outros disparates do mesmo calibre.
..
E fracos, e pouco ou nada apoiados pelas suas opiniões públicas ou publicadas, cedem e não compram, não investem, não melhoram a sua capacidade de dissuasão.
...
E assim a UE tem assistido (apenas com discursos mais ou menos inflamados, mas a que não segue nenhum fortalecimento prático dissuasor de acções terroristas ou semelhantes) atentados em Madrid (La Toja), em Londres, em outros lugares e agora em Paris, onde movimentos estranhos à sua cultura, religião de base, costumes, se podem movimentar livremente, práticamente sem regras.
..
E agora os Governantes vêm "chorar lágrimas de crocodilo" por mais um funesto e bárbaro acontecimento como o de Paris.
..
Até quando?
Quando perceberão que as Forças Armadas e as Forças de Segurança devem existir, ser bem equipadas e treinadas para se tornarem verdadeiramente dissuasoras deste e doutro tipo de acções?
..
À Vossa Reflexão.
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

Sem comentários: