04 março 2015

Num País normal ... que aconteceria?

Querido Portugal ... por onde te levam os Portugueses anónimos ?
Querido Portugal ... por onde te conduzem os Dirigentes Políticos actuais e alternativos, que os Portugueses anónimos insistem em eleger ?
....
Tenho seguido, diga-se, sem surpresa ao que tem vindo a público sobre algumas personalidades eleitas da coligação e da oposição.
......
A minha sensação é que muito ainda se vai seguir de revelações de actos pouco éticos cometidos.
...
No Reino Unido, e noutros países Anglo-Saxónicos e Germânicos, a simples revelação dos factos vindos a público teria motivado já a demissão imediata de qualquer das personalidades visadas dos respectivos lugares, tanto governativos como partidários.
...
Isto em obediência ao meu Princípio Fundamental de que os Dirigentes têm que dar o exemplo aos Dirigidos.
De facto esse exemplo é a Fonte de Legitimidade de Liderança de qualquer Dirigente, seja ele Político, Empresarial ou Associativo.
...
Quando perde essa fonte importante de Legitimidade,, a Ética, a Honra e a Dignidade mandam que abandone o cargo que ocupa.
Isto independentemente da Legalidade.
...
Uma coisa é a Legalidade (conformidade com a Lei) outra é a Legitimidade Comportamental, Ética e Moral que se ganha ou se perde pelo cumprimento do Dever de dar o Exemplo.
...
E assim, meus caros colegas e amigos, todos nós portugueses anónimos, mas Portugueses de Alma e Coração, temos na nossa frente Maus Exemplos, Comportamentos Duvidosos, que nos fazem ficar tristes e revoltados.
....
E pasme-se: nas televisões os vários comentadores (jornalistas e políticos) têm-se empenhado em desculpar os "lapsos" cometidos.
...
Uma Sociedade entra em Decadência quando os cidadãos anónimos desculpam e admitem esses "lapsos".
...
Pois isso indica a perda de Valores, a perda de Referências Morais, a destruição da Ética e o fim da Honra.
..
Quando isso acontece, a decadência é o corolário lógico.
...
Portanto, meus caros concidadãos, se alinharem ... estão a ser cúmplices, embora passivos e não se podem queixar do que acontece.
...
Mas creio que a sociedade Portuguesa ainda não chegou a esse ponto.
Creio que vós, caros amigos e leitores ainda têm Valores e Honra e não vão deixar as coisas continuarem assim.
....
E se mais cedo não for, nas urnas rejeitarão tanto os dirigentes governativos dos "lapsos" como os da suposta Alternativa, com comportamentos igualmente baseados em "lapsos" parecidos.
..
À Vossa Reflexão.
...
Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves 


Sem comentários: